Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marx, Itala Gouveia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lazzarotto, Tassyana Crespan, Drunkler, Deisy Alessandra, Colla, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256
Resumo: A região oeste do Paraná apresenta condições favoráveis à produção leiteira, a qual possui um considerável impacto social e econômico devido ao número de indústrias de laticínios aqui situadas que gera desenvolvimento da região e do mercado de trabalho. O Leite Instável não Ácido (LINA) é uma alteração no leite cujas causas não estão definidas claramente e a falta de informação pode provocar significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite. A principal conseqüência é a instabilidade da caseína, ocorrendo à alteração da composição química do leite, que apesar de ser próprio para consumo por ter seus parâmetros dentro da Instrução Normativa 51, é rejeitado pelas indústrias. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de LINA em amostras de leite cru coletadas na região Oeste do Paraná e sua influência sobre a composição e propriedades físico-químicas do leite. O estudo foi desenvolvido em Medianeira, PR, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, no verão de 2010-2011, analisando-se 69 amostras de leite cru. Dessas amostras, 68,11% apresentaram anormalidade no quesito acidez, obtendo-se 23 amostras não ácidas e instáveis ao álcool (concentrações avaliadas 68%, 70% e 80% v/v), 16 alcalinas e 8 amostras de caráter ácido, somente 22 amostras se adequaram aos parâmetros normais de acidez. Dentre as amostras analisadas, a ocorrência de LINA foi de 33%. As análises de composição e propriedades físico-químicas de leite normal e do LINA não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05), estando ambos dentro dos parâmetros da Instrução Normativa 51.
id UNENTRO-3_457830c8facec6a466856dda3efa5a1d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1256
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do ParanáCiencia e tecnologia de alimentos/ engenharia de alimentosPalavras-Chave: Instabilidade da caseína; Composição do leite; Leite cru; Proteína.Foods InstructionA região oeste do Paraná apresenta condições favoráveis à produção leiteira, a qual possui um considerável impacto social e econômico devido ao número de indústrias de laticínios aqui situadas que gera desenvolvimento da região e do mercado de trabalho. O Leite Instável não Ácido (LINA) é uma alteração no leite cujas causas não estão definidas claramente e a falta de informação pode provocar significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite. A principal conseqüência é a instabilidade da caseína, ocorrendo à alteração da composição química do leite, que apesar de ser próprio para consumo por ter seus parâmetros dentro da Instrução Normativa 51, é rejeitado pelas indústrias. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de LINA em amostras de leite cru coletadas na região Oeste do Paraná e sua influência sobre a composição e propriedades físico-químicas do leite. O estudo foi desenvolvido em Medianeira, PR, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, no verão de 2010-2011, analisando-se 69 amostras de leite cru. Dessas amostras, 68,11% apresentaram anormalidade no quesito acidez, obtendo-se 23 amostras não ácidas e instáveis ao álcool (concentrações avaliadas 68%, 70% e 80% v/v), 16 alcalinas e 8 amostras de caráter ácido, somente 22 amostras se adequaram aos parâmetros normais de acidez. Dentre as amostras analisadas, a ocorrência de LINA foi de 33%. As análises de composição e propriedades físico-químicas de leite normal e do LINA não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05), estando ambos dentro dos parâmetros da Instrução Normativa 51.UNICENTROUTFPR- Medianeira/ UNICENTRO- GuarapuavaMarx, Itala GouveiaLazzarotto, Tassyana CrespanDrunkler, Deisy AlessandraColla, Eliane2011-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 13, n. 1 (2011): RECEN; 101-112RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 13, n. 1 (2011): RECEN; 101-1122175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256/1499info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T12:03:06Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1256Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2012-02-25T12:03:06Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
title Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
spellingShingle Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
Marx, Itala Gouveia
Ciencia e tecnologia de alimentos/ engenharia de alimentos
Palavras-Chave: Instabilidade da caseína; Composição do leite; Leite cru; Proteína.
Foods Instruction
title_short Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
title_full Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
title_fullStr Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
title_full_unstemmed Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
title_sort Ocorrência de leite instável não ácido na região oeste do Paraná
author Marx, Itala Gouveia
author_facet Marx, Itala Gouveia
Lazzarotto, Tassyana Crespan
Drunkler, Deisy Alessandra
Colla, Eliane
author_role author
author2 Lazzarotto, Tassyana Crespan
Drunkler, Deisy Alessandra
Colla, Eliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UTFPR- Medianeira/ UNICENTRO- Guarapuava
dc.contributor.author.fl_str_mv Marx, Itala Gouveia
Lazzarotto, Tassyana Crespan
Drunkler, Deisy Alessandra
Colla, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia e tecnologia de alimentos/ engenharia de alimentos
Palavras-Chave: Instabilidade da caseína; Composição do leite; Leite cru; Proteína.
Foods Instruction
topic Ciencia e tecnologia de alimentos/ engenharia de alimentos
Palavras-Chave: Instabilidade da caseína; Composição do leite; Leite cru; Proteína.
Foods Instruction
description A região oeste do Paraná apresenta condições favoráveis à produção leiteira, a qual possui um considerável impacto social e econômico devido ao número de indústrias de laticínios aqui situadas que gera desenvolvimento da região e do mercado de trabalho. O Leite Instável não Ácido (LINA) é uma alteração no leite cujas causas não estão definidas claramente e a falta de informação pode provocar significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite. A principal conseqüência é a instabilidade da caseína, ocorrendo à alteração da composição química do leite, que apesar de ser próprio para consumo por ter seus parâmetros dentro da Instrução Normativa 51, é rejeitado pelas indústrias. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de LINA em amostras de leite cru coletadas na região Oeste do Paraná e sua influência sobre a composição e propriedades físico-químicas do leite. O estudo foi desenvolvido em Medianeira, PR, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, no verão de 2010-2011, analisando-se 69 amostras de leite cru. Dessas amostras, 68,11% apresentaram anormalidade no quesito acidez, obtendo-se 23 amostras não ácidas e instáveis ao álcool (concentrações avaliadas 68%, 70% e 80% v/v), 16 alcalinas e 8 amostras de caráter ácido, somente 22 amostras se adequaram aos parâmetros normais de acidez. Dentre as amostras analisadas, a ocorrência de LINA foi de 33%. As análises de composição e propriedades físico-químicas de leite normal e do LINA não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05), estando ambos dentro dos parâmetros da Instrução Normativa 51.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1256/1499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 13, n. 1 (2011): RECEN; 101-112
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 13, n. 1 (2011): RECEN; 101-112
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848823746560