Análise da qualidade estrutural de escolas da rede pública utilizando ferramentas de Programação Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/753 |
Resumo: | O presente trabalho, através de um estudo de caso, tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos das escolas públicas da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, utilizando a técnica de Preferência Declarada para tal diagnóstico. E, a partir disto utilizar a Programação Inteira para uma melhor designação dos alunos às escolas, contribuindo assim com os órgãos gestores do ensino no planejamento e busca de melhorias para o sistema escolar. Quando se pensa em escolas nos dias de hoje, se tem uma concepção muito diferente daquela de algumas décadas atrás. O mundo moderno faz com que os pais busquem na escola não apenas um ambiente propício à transmissão de novos conhecimentos durante algumas horas, mas sim um local onde seus filhos possam permanecer, muitas vezes o dia todo, e nele obtenham além do conhecimento dos conteúdos pedagógicos, uma alimentação saudável, um ambiente para transmissão de valores éticos e culturais, um local de entretenimento. Sob essa visão, os órgãos gestores do ensino precisam estar atentos a n novos fatores que despertem a confiança dos pais, a motivação dos alunos, o preparo do corpo docente, além da necessária qualidade do ensino. Neste aspecto, a técnica de Preferência Declarada proporciona a transformação de valores qualitativos em valores quantitativos que pode indicar em qual escola e quais mudanças devem ser feitas para atender a expectativa dos pais, alunos e professores. O modelo matemático usado na designação de alunos às escolas conforme a “utilidade” apresentada foi implementado com o software LINGO. |
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Análise da qualidade estrutural de escolas da rede pública utilizando ferramentas de Programação MatemáticaProgramação Matemática;Pesquisa Operacional;Matemática;InformáticaEscolas; Programação matemática; Preferência declarada.Programação MatemáticaO presente trabalho, através de um estudo de caso, tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos das escolas públicas da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, utilizando a técnica de Preferência Declarada para tal diagnóstico. E, a partir disto utilizar a Programação Inteira para uma melhor designação dos alunos às escolas, contribuindo assim com os órgãos gestores do ensino no planejamento e busca de melhorias para o sistema escolar. Quando se pensa em escolas nos dias de hoje, se tem uma concepção muito diferente daquela de algumas décadas atrás. O mundo moderno faz com que os pais busquem na escola não apenas um ambiente propício à transmissão de novos conhecimentos durante algumas horas, mas sim um local onde seus filhos possam permanecer, muitas vezes o dia todo, e nele obtenham além do conhecimento dos conteúdos pedagógicos, uma alimentação saudável, um ambiente para transmissão de valores éticos e culturais, um local de entretenimento. Sob essa visão, os órgãos gestores do ensino precisam estar atentos a n novos fatores que despertem a confiança dos pais, a motivação dos alunos, o preparo do corpo docente, além da necessária qualidade do ensino. Neste aspecto, a técnica de Preferência Declarada proporciona a transformação de valores qualitativos em valores quantitativos que pode indicar em qual escola e quais mudanças devem ser feitas para atender a expectativa dos pais, alunos e professores. O modelo matemático usado na designação de alunos às escolas conforme a “utilidade” apresentada foi implementado com o software LINGO.UNICENTROBeckmann, Karina WormBettiollo Junior, Leocir2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/753RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 39-53RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 39-532175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/753/1106info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-26T00:43:26Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/753Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2011-04-26T00:43:26Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
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