Análise da qualidade estrutural de escolas da rede pública utilizando ferramentas de Programação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beckmann, Karina Worm
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bettiollo Junior, Leocir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/753
Resumo: O presente trabalho, através de um estudo de caso, tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos das escolas públicas da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, utilizando a técnica de Preferência Declarada para tal diagnóstico. E, a partir disto utilizar a Programação Inteira para uma melhor designação dos alunos às escolas, contribuindo assim com os órgãos gestores do ensino no planejamento e busca de melhorias para o sistema escolar. Quando se pensa em escolas nos dias de hoje, se tem uma concepção muito diferente daquela de algumas décadas atrás. O mundo moderno faz com que os pais busquem na escola não apenas um ambiente propício à transmissão de novos conhecimentos durante algumas horas, mas sim um local onde seus filhos possam permanecer, muitas vezes o dia todo, e nele obtenham além do conhecimento dos conteúdos pedagógicos, uma alimentação saudável, um ambiente para transmissão de valores éticos e culturais, um local de entretenimento. Sob essa visão, os órgãos gestores do ensino precisam estar atentos a n novos fatores que despertem a confiança dos pais, a motivação dos alunos, o preparo do corpo docente, além da necessária qualidade do ensino. Neste aspecto, a técnica de Preferência Declarada proporciona a transformação de valores qualitativos em valores quantitativos que pode indicar em qual escola e quais mudanças devem ser feitas para atender a expectativa dos pais, alunos e professores. O modelo matemático usado na designação de alunos às escolas conforme a “utilidade” apresentada foi implementado com o software LINGO.
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