Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Geraldo Henrique Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira Martines, Mônica de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101
Resumo: Este artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.
id UNENTRO-3_c0a44c67759a38d5f7eea3b3a07c4a31
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5101
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médioMatemáticaMídias de ensino; Geometria; Tecnologia; EtnomatemáticaEducaçãoEste artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.UNICENTROCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPereira, Geraldo Henrique AlvesSiqueira Martines, Mônica de Cássia2019-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 2 (2018): RECEN; 95-122RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 2 (2018): RECEN; 95-1222175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101/pdfDireitos autorais 2019 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:10:16Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5101Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2019-11-08T20:10:16Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
title Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
spellingShingle Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
Pereira, Geraldo Henrique Alves
Matemática
Mídias de ensino; Geometria; Tecnologia; Etnomatemática
Educação
title_short Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
title_full Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
title_fullStr Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
title_full_unstemmed Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
title_sort Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
author Pereira, Geraldo Henrique Alves
author_facet Pereira, Geraldo Henrique Alves
Siqueira Martines, Mônica de Cássia
author_role author
author2 Siqueira Martines, Mônica de Cássia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Geraldo Henrique Alves
Siqueira Martines, Mônica de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Mídias de ensino; Geometria; Tecnologia; Etnomatemática
Educação
topic Matemática
Mídias de ensino; Geometria; Tecnologia; Etnomatemática
Educação
description Este artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/5101/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 2 (2018): RECEN; 95-122
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 2 (2018): RECEN; 95-122
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216849430872064