Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabreira, Francisco Guilherme Daminelli
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5610
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_2af9224fe2ba9c9f626e540d3e36e2d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5610
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Cabreira, Francisco Guilherme DaminelliMarcelino, Jorge AntônioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-08T23:05:03Z2018-03-08T23:05:03Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5610Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Este é um estudo das variáveis mercadológicas desenvolvido a partir dos futuros clientes em potencial de uma empresa atacadista distribuidora de frios, para contemplar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no qual foram colhidos dados do segmento de Foodservice e uma pesquisa de campo de onde foram coletados os dados para ser feito o estudo das variáveis mercadológicas. O marco teórico desse trabalho apresenta conceitos embasados com auxílio dos autores sobre, marketing, segmentação de mercado, estratégia de expansão empresarial, logística de distribuição de frios, gestão empresarial de empresas atacadistas distribuidoras e qualidade no atendimento ao cliente e pós-venda. Como apresentado, a metodologia que foi utilizada para os fins de investigação foi descritiva, e os meios de investigação foram pesquisa de campo e bibliográfica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual foram coletadas informações do desempenho do segmento no pais, e a de campo para identificar o perfil dos potenciais clientes e diagnosticar quais produtos são consumidos pelos segmentos pesquisados, foi através de 132 estabelecimentos que os questionários foram aplicados, durante o mês de março a maio de 2017. Para a análise dos dados obtidos, efetuou-se a tabulação através de planilha eletrônica do Excel, com base nesses resultados para análise e interpretação dos dados, utilizou a técnica qualitativa, pois foram qualificados os dados subjetivos. Com a análise dos resultados e com base nas respostas dos proprietários e/ou gestores dos estabelecimentos pesquisados, foram verificadas as principais variáveis do ambiente externo encontradas e com base nos fatores relevantes dos resultados, foram sugeridas ações que sirvam instrumentos para atender os objetivos da empresa.FoodServiceComposto de marketingAtendimento ao clientePesquisa de mercadoEstudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFranciscoCabreira.pdfFranciscoCabreira.pdfTCCapplication/pdf1449849http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/1/FranciscoCabreira.pdf85b914c1591aa17239597375c19a5bb4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTFranciscoCabreira.pdf.txtFranciscoCabreira.pdf.txtExtracted texttext/plain115557http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/3/FranciscoCabreira.pdf.txtc40c340e4318950bfefed22b26d8299eMD53THUMBNAILFranciscoCabreira.pdf.jpgFranciscoCabreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/4/FranciscoCabreira.pdf.jpgd6cd6d5628c8f042c58222e3384fd832MD541/56102018-03-08 20:05:06.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
title Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
spellingShingle Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
Cabreira, Francisco Guilherme Daminelli
FoodService
Composto de marketing
Atendimento ao cliente
Pesquisa de mercado
title_short Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
title_full Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
title_fullStr Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
title_full_unstemmed Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
title_sort Estudo das variáveis mercadológicas para uma empresa atacadista distribuidora de frios na região carbonífera litoral de Santa Catarina
author Cabreira, Francisco Guilherme Daminelli
author_facet Cabreira, Francisco Guilherme Daminelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabreira, Francisco Guilherme Daminelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelino, Jorge Antônio
contributor_str_mv Marcelino, Jorge Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv FoodService
Composto de marketing
Atendimento ao cliente
Pesquisa de mercado
topic FoodService
Composto de marketing
Atendimento ao cliente
Pesquisa de mercado
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este é um estudo das variáveis mercadológicas desenvolvido a partir dos futuros clientes em potencial de uma empresa atacadista distribuidora de frios, para contemplar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no qual foram colhidos dados do segmento de Foodservice e uma pesquisa de campo de onde foram coletados os dados para ser feito o estudo das variáveis mercadológicas. O marco teórico desse trabalho apresenta conceitos embasados com auxílio dos autores sobre, marketing, segmentação de mercado, estratégia de expansão empresarial, logística de distribuição de frios, gestão empresarial de empresas atacadistas distribuidoras e qualidade no atendimento ao cliente e pós-venda. Como apresentado, a metodologia que foi utilizada para os fins de investigação foi descritiva, e os meios de investigação foram pesquisa de campo e bibliográfica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual foram coletadas informações do desempenho do segmento no pais, e a de campo para identificar o perfil dos potenciais clientes e diagnosticar quais produtos são consumidos pelos segmentos pesquisados, foi através de 132 estabelecimentos que os questionários foram aplicados, durante o mês de março a maio de 2017. Para a análise dos dados obtidos, efetuou-se a tabulação através de planilha eletrônica do Excel, com base nesses resultados para análise e interpretação dos dados, utilizou a técnica qualitativa, pois foram qualificados os dados subjetivos. Com a análise dos resultados e com base nas respostas dos proprietários e/ou gestores dos estabelecimentos pesquisados, foram verificadas as principais variáveis do ambiente externo encontradas e com base nos fatores relevantes dos resultados, foram sugeridas ações que sirvam instrumentos para atender os objetivos da empresa.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2017
dc.date.created.fl_str_mv 2017-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-08T23:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-08T23:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5610
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/1/FranciscoCabreira.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/3/FranciscoCabreira.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5610/4/FranciscoCabreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85b914c1591aa17239597375c19a5bb4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c40c340e4318950bfefed22b26d8299e
d6cd6d5628c8f042c58222e3384fd832
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763294256431104