Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, João
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3681
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_7691ad1dfc56b97d5ec2c2d9f2fa4c5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/3681
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Batista, JoãoFeldhaus, MarceloUniversidade do Extremo Sul Catarinense2016-04-25T16:20:03Z2016-04-25T16:20:03Z2015-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/3681Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.As narrativas poéticas assumem papel de pesquisa através do título “Fragmentos Poéticos: a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte”, onde reúno uma reflexão sobre como o processo artístico pode ser iniciado através de escritas que permeiam as linhas do papel, transgredir até a produção artística com relações entre a palavra e imagem e na utilização da narrativa poética como instrumento de abordagem de expressão. Faço uso de autores como CANTON (2009), FLUSSER (2002), GIL (1999), HALL (2005), SALLES (2009) e VYGOTSKY (2003), de forma que justifiquem as diferentes interpretações das poéticas no decorrer da pesquisa, que detalha um pouco do desenvolvimento prático e teórico das produções. Com base nestes teóricos faço uma linha imaginária de como o processo se desenvolveu, desde os princípios das ideias iniciais, até a conjunção das narrativas em vários capítulos, onde trago aproximação das escritas com todo processo criativo. Desta forma, abro o questionamento da problemática que atende como: Quais as relações entre a palavra, imagem e identidade na perspectiva de utilização da poesia enquanto objeto de arte em uma produção contemporânea? Neste questionamento retrato um pouco da diversidade de transgressões artísticas que contemplam o período da modernidade até contemporaneidade, como artistas que dialogam com as narrativas enviesadas expressam suas concepções artísticas através das obras. A amplitude do universo das narrativas enviesadas como forma de expressão dialoga diretamente com o imaginário, retratando a diversidade de interpretações que podem ser classificadas como forma de objeto.NarrativaArte contemporâneaImagensIdentidadeFotografiaFragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJoão Batista.pdfJoão Batista.pdfTCCapplication/pdf3219935http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/1/Jo%c3%a3o%20Batista.pdfcf33c6f31b8330ded53537f3b23c7f45MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJoão Batista.pdf.txtJoão Batista.pdf.txtExtracted texttext/plain116785http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/3/Jo%c3%a3o%20Batista.pdf.txt5e6fc3c5e686805015a6dad06e33f78fMD53THUMBNAILJoão Batista.pdf.jpgJoão Batista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1421http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/4/Jo%c3%a3o%20Batista.pdf.jpge903cbb2c1807440bdaa898f1bf37bbeMD541/36812016-04-26 03:30:18.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
title Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
spellingShingle Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
Batista, João
Narrativa
Arte contemporânea
Imagens
Identidade
Fotografia
title_short Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
title_full Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
title_fullStr Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
title_full_unstemmed Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
title_sort Fragmentos poéticos : a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte
author Batista, João
author_facet Batista, João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, João
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feldhaus, Marcelo
contributor_str_mv Feldhaus, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Arte contemporânea
Imagens
Identidade
Fotografia
topic Narrativa
Arte contemporânea
Imagens
Identidade
Fotografia
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As narrativas poéticas assumem papel de pesquisa através do título “Fragmentos Poéticos: a identidade do artista e do observador na construção das narrativas dentro do universo da arte”, onde reúno uma reflexão sobre como o processo artístico pode ser iniciado através de escritas que permeiam as linhas do papel, transgredir até a produção artística com relações entre a palavra e imagem e na utilização da narrativa poética como instrumento de abordagem de expressão. Faço uso de autores como CANTON (2009), FLUSSER (2002), GIL (1999), HALL (2005), SALLES (2009) e VYGOTSKY (2003), de forma que justifiquem as diferentes interpretações das poéticas no decorrer da pesquisa, que detalha um pouco do desenvolvimento prático e teórico das produções. Com base nestes teóricos faço uma linha imaginária de como o processo se desenvolveu, desde os princípios das ideias iniciais, até a conjunção das narrativas em vários capítulos, onde trago aproximação das escritas com todo processo criativo. Desta forma, abro o questionamento da problemática que atende como: Quais as relações entre a palavra, imagem e identidade na perspectiva de utilização da poesia enquanto objeto de arte em uma produção contemporânea? Neste questionamento retrato um pouco da diversidade de transgressões artísticas que contemplam o período da modernidade até contemporaneidade, como artistas que dialogam com as narrativas enviesadas expressam suas concepções artísticas através das obras. A amplitude do universo das narrativas enviesadas como forma de expressão dialoga diretamente com o imaginário, retratando a diversidade de interpretações que podem ser classificadas como forma de objeto.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2015
dc.date.created.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:20:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-25T16:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/3681
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/3681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/1/Jo%c3%a3o%20Batista.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/3/Jo%c3%a3o%20Batista.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3681/4/Jo%c3%a3o%20Batista.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf33c6f31b8330ded53537f3b23c7f45
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5e6fc3c5e686805015a6dad06e33f78f
e903cbb2c1807440bdaa898f1bf37bbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763273900425216