Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartor, Renata Rosso
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_8e33419f2de7a024052e96ce0f0f94d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/2169
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Sartor, Renata RossoDal Toé, Rosane AléssioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-04-25T21:46:55Z2014-04-25T21:46:55Z2013-122014-04-25http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Diante da necessidade das organizações manterem-se competitivas frente à realidade do mercado, é de fundamental importância que as mesmas estejam em constantes mudanças e busquem diferenciais. Uma das alternativas encontradas por muitas organizações é investir nos seus funcionários, mais precisamente nos que são considerados talentosos e comprometidos com a organização. Diante disso, realizou-se um estudo que teve como objetivo analisar o grau de comprometimento e satisfação dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito e, identificar os elementos presentes do Capital Intelectual. Inicialmente foi realizada pesquisas bibliográficas e levantamentos para fundamentar os assuntos abordados, em seguida, para obter os dados da pesquisa aplicou-se questionários e entrevistas com os colaboradores de uma Cooperativa de Crédito. Os questionamentos estenderam-se a dois públicos, o primeiro que tinha como objetivo verificar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, atingindo os 106 colaboradores da Cooperativa e, num segundo momento aplicou-se um questionário apenas com os colaboradores considerados estratégicos dentro da Superintendência, visto que abordava o Capital Intelectual, compreendendo 9 colaboradores. Para aplicar o primeiro questionário utilizou-se o sistema SurveyMonkey que possibilita enviar e receber os questionários de forma on-line. Já o segundo questionário foi aplicado pelo método tradicional, sendo eles impressos e entregues pessoalmente para cada colaborador. De posse dos resultados obtidos, pode-se dizer que, de maneira geral os colaboradores da cooperativa encontram-se satisfeitos, apesar de que, em alguns fatores como remuneração e perspectivas de crescimento há insatisfações que precisam ser trabalhadas. Com relação ao comprometimento, percebe-se que dentre os três abordados, o que mais prevalece é o afetivo, seguido do normativo e instrumental. No item Capital Intelectual, verificou-se o elemento que mais prevalece é o Capital Humano. Por meio dos resultados obtidos, acredita-se que com as sugestões de melhoria que serão repassadas para a Direção da Cooperativa e para a Assessora de Gestão de Pessoas será possível melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e da Cooperativa como um todo. Além disso, buscar-se-á alinhar os objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores aos interesses da Cooperativa, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais com o objetivo de maximizar os resultados e a credibilidade da Cooperativa.Comprometimento organizacionalCapital intelectualCapital humanoSatisfação no trabalhoAvaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de créditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRenata Rosso Sartor.pdfRenata Rosso Sartor.pdfTCCapplication/pdf5391001http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/1/Renata%20Rosso%20Sartor.pdfd70f706edbeaa2f3cbe029fa17110c5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTRenata Rosso Sartor.pdf.txtRenata Rosso Sartor.pdf.txtExtracted texttext/plain185633http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/3/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.txt26287ba3296ebbf205d1080b8cd8aa4cMD53THUMBNAILRenata Rosso Sartor.pdf.jpgRenata Rosso Sartor.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/4/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.jpg0061ef58f25ef22ca496fded666182a9MD541/21692015-08-24 23:12:28.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
title Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
spellingShingle Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
Sartor, Renata Rosso
Comprometimento organizacional
Capital intelectual
Capital humano
Satisfação no trabalho
title_short Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
title_full Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
title_fullStr Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
title_full_unstemmed Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
title_sort Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
author Sartor, Renata Rosso
author_facet Sartor, Renata Rosso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartor, Renata Rosso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Toé, Rosane Aléssio
contributor_str_mv Dal Toé, Rosane Aléssio
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Capital intelectual
Capital humano
Satisfação no trabalho
topic Comprometimento organizacional
Capital intelectual
Capital humano
Satisfação no trabalho
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diante da necessidade das organizações manterem-se competitivas frente à realidade do mercado, é de fundamental importância que as mesmas estejam em constantes mudanças e busquem diferenciais. Uma das alternativas encontradas por muitas organizações é investir nos seus funcionários, mais precisamente nos que são considerados talentosos e comprometidos com a organização. Diante disso, realizou-se um estudo que teve como objetivo analisar o grau de comprometimento e satisfação dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito e, identificar os elementos presentes do Capital Intelectual. Inicialmente foi realizada pesquisas bibliográficas e levantamentos para fundamentar os assuntos abordados, em seguida, para obter os dados da pesquisa aplicou-se questionários e entrevistas com os colaboradores de uma Cooperativa de Crédito. Os questionamentos estenderam-se a dois públicos, o primeiro que tinha como objetivo verificar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, atingindo os 106 colaboradores da Cooperativa e, num segundo momento aplicou-se um questionário apenas com os colaboradores considerados estratégicos dentro da Superintendência, visto que abordava o Capital Intelectual, compreendendo 9 colaboradores. Para aplicar o primeiro questionário utilizou-se o sistema SurveyMonkey que possibilita enviar e receber os questionários de forma on-line. Já o segundo questionário foi aplicado pelo método tradicional, sendo eles impressos e entregues pessoalmente para cada colaborador. De posse dos resultados obtidos, pode-se dizer que, de maneira geral os colaboradores da cooperativa encontram-se satisfeitos, apesar de que, em alguns fatores como remuneração e perspectivas de crescimento há insatisfações que precisam ser trabalhadas. Com relação ao comprometimento, percebe-se que dentre os três abordados, o que mais prevalece é o afetivo, seguido do normativo e instrumental. No item Capital Intelectual, verificou-se o elemento que mais prevalece é o Capital Humano. Por meio dos resultados obtidos, acredita-se que com as sugestões de melhoria que serão repassadas para a Direção da Cooperativa e para a Assessora de Gestão de Pessoas será possível melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e da Cooperativa como um todo. Além disso, buscar-se-á alinhar os objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores aos interesses da Cooperativa, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais com o objetivo de maximizar os resultados e a credibilidade da Cooperativa.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2013
dc.date.created.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-25T21:46:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-25T21:46:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/1/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/3/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/4/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d70f706edbeaa2f3cbe029fa17110c5e
09af850207095721090e50e21d50d1ef
26287ba3296ebbf205d1080b8cd8aa4c
0061ef58f25ef22ca496fded666182a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763274816880640