Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_8e33419f2de7a024052e96ce0f0f94d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/2169 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Sartor, Renata RossoDal Toé, Rosane AléssioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-04-25T21:46:55Z2014-04-25T21:46:55Z2013-122014-04-25http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Diante da necessidade das organizações manterem-se competitivas frente à realidade do mercado, é de fundamental importância que as mesmas estejam em constantes mudanças e busquem diferenciais. Uma das alternativas encontradas por muitas organizações é investir nos seus funcionários, mais precisamente nos que são considerados talentosos e comprometidos com a organização. Diante disso, realizou-se um estudo que teve como objetivo analisar o grau de comprometimento e satisfação dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito e, identificar os elementos presentes do Capital Intelectual. Inicialmente foi realizada pesquisas bibliográficas e levantamentos para fundamentar os assuntos abordados, em seguida, para obter os dados da pesquisa aplicou-se questionários e entrevistas com os colaboradores de uma Cooperativa de Crédito. Os questionamentos estenderam-se a dois públicos, o primeiro que tinha como objetivo verificar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, atingindo os 106 colaboradores da Cooperativa e, num segundo momento aplicou-se um questionário apenas com os colaboradores considerados estratégicos dentro da Superintendência, visto que abordava o Capital Intelectual, compreendendo 9 colaboradores. Para aplicar o primeiro questionário utilizou-se o sistema SurveyMonkey que possibilita enviar e receber os questionários de forma on-line. Já o segundo questionário foi aplicado pelo método tradicional, sendo eles impressos e entregues pessoalmente para cada colaborador. De posse dos resultados obtidos, pode-se dizer que, de maneira geral os colaboradores da cooperativa encontram-se satisfeitos, apesar de que, em alguns fatores como remuneração e perspectivas de crescimento há insatisfações que precisam ser trabalhadas. Com relação ao comprometimento, percebe-se que dentre os três abordados, o que mais prevalece é o afetivo, seguido do normativo e instrumental. No item Capital Intelectual, verificou-se o elemento que mais prevalece é o Capital Humano. Por meio dos resultados obtidos, acredita-se que com as sugestões de melhoria que serão repassadas para a Direção da Cooperativa e para a Assessora de Gestão de Pessoas será possível melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e da Cooperativa como um todo. Além disso, buscar-se-á alinhar os objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores aos interesses da Cooperativa, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais com o objetivo de maximizar os resultados e a credibilidade da Cooperativa.Comprometimento organizacionalCapital intelectualCapital humanoSatisfação no trabalhoAvaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de créditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRenata Rosso Sartor.pdfRenata Rosso Sartor.pdfTCCapplication/pdf5391001http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/1/Renata%20Rosso%20Sartor.pdfd70f706edbeaa2f3cbe029fa17110c5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTRenata Rosso Sartor.pdf.txtRenata Rosso Sartor.pdf.txtExtracted texttext/plain185633http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/3/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.txt26287ba3296ebbf205d1080b8cd8aa4cMD53THUMBNAILRenata Rosso Sartor.pdf.jpgRenata Rosso Sartor.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/4/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.jpg0061ef58f25ef22ca496fded666182a9MD541/21692015-08-24 23:12:28.895VEVSTU8gREUgQVVUT1JJWkHDh8ODTyBQQVJBIFVUSUxJWkHDh8ODTyBERSBPQlJBCgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcmVsYXRpdm9zIMOgIG9icmEgYWNpbWEgZGVzY3JpdGEsCm8gYXV0b3IsIGNvbSBmdW5kYW1lbnRvIG5vIGFydGlnbyAyOSBkYSBMZWkgbi4gOS42MTAvMTk5OCwgYXV0b3JpemEgYSAKVU5FU0Mg4oCTIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkbyBFeHRyZW1vIFN1bCBDYXRhcmluZW5zZSwgYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlIHN1YQpvYnJhLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsCmltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCBwZWxhIGludGVybmV0LCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EKZ2VyYWRhIHBlbGEgVU5FU0MsIG5hcyBzZWd1aW50ZXMgbW9kYWxpZGFkZXM6CgphKSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gaW1wcmVzc2Egbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgUHJvZi4gRXVyaWNvIEJhY2s7CmIpIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBlbSBtZWlvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBlbSBiYW5jbyBkZSBkYWRvcyBuYSByZWRlIG11bmRpYWwKZGUgY29tcHV0YWRvcmVzLCBlbSBmb3JtYXRvIGVzcGVjaWZpY2FkbyAoUERGKTsKYykgRGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIHBlbG8gUHJvZ3JhbWEgZGUgQ29tdXRhw6fDo28gQmlibGlvZ3LDoWZpY2Eg4oCTICBDb211dCwgZG8KSUJJQ1QgKEluc3RpdHV0byBCcmFzaWxlaXJvIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBDacOqbmNpYSBlIFRlY25vbG9naWEpLCDDs3Jnw6NvIGRvCk1pbmlzdMOpcmlvIGRlIENpw6puY2lhIGUgVGVjbm9sb2dpYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
title |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
spellingShingle |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito Sartor, Renata Rosso Comprometimento organizacional Capital intelectual Capital humano Satisfação no trabalho |
title_short |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
title_full |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
title_fullStr |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
title_full_unstemmed |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
title_sort |
Avaliação do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores relacionando com o capital intelectual de uma cooperativa de crédito |
author |
Sartor, Renata Rosso |
author_facet |
Sartor, Renata Rosso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartor, Renata Rosso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal Toé, Rosane Aléssio |
contributor_str_mv |
Dal Toé, Rosane Aléssio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprometimento organizacional Capital intelectual Capital humano Satisfação no trabalho |
topic |
Comprometimento organizacional Capital intelectual Capital humano Satisfação no trabalho |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Diante da necessidade das organizações manterem-se competitivas frente à realidade do mercado, é de fundamental importância que as mesmas estejam em constantes mudanças e busquem diferenciais. Uma das alternativas encontradas por muitas organizações é investir nos seus funcionários, mais precisamente nos que são considerados talentosos e comprometidos com a organização. Diante disso, realizou-se um estudo que teve como objetivo analisar o grau de comprometimento e satisfação dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito e, identificar os elementos presentes do Capital Intelectual. Inicialmente foi realizada pesquisas bibliográficas e levantamentos para fundamentar os assuntos abordados, em seguida, para obter os dados da pesquisa aplicou-se questionários e entrevistas com os colaboradores de uma Cooperativa de Crédito. Os questionamentos estenderam-se a dois públicos, o primeiro que tinha como objetivo verificar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, atingindo os 106 colaboradores da Cooperativa e, num segundo momento aplicou-se um questionário apenas com os colaboradores considerados estratégicos dentro da Superintendência, visto que abordava o Capital Intelectual, compreendendo 9 colaboradores. Para aplicar o primeiro questionário utilizou-se o sistema SurveyMonkey que possibilita enviar e receber os questionários de forma on-line. Já o segundo questionário foi aplicado pelo método tradicional, sendo eles impressos e entregues pessoalmente para cada colaborador. De posse dos resultados obtidos, pode-se dizer que, de maneira geral os colaboradores da cooperativa encontram-se satisfeitos, apesar de que, em alguns fatores como remuneração e perspectivas de crescimento há insatisfações que precisam ser trabalhadas. Com relação ao comprometimento, percebe-se que dentre os três abordados, o que mais prevalece é o afetivo, seguido do normativo e instrumental. No item Capital Intelectual, verificou-se o elemento que mais prevalece é o Capital Humano. Por meio dos resultados obtidos, acredita-se que com as sugestões de melhoria que serão repassadas para a Direção da Cooperativa e para a Assessora de Gestão de Pessoas será possível melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e da Cooperativa como um todo. Além disso, buscar-se-á alinhar os objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores aos interesses da Cooperativa, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais com o objetivo de maximizar os resultados e a credibilidade da Cooperativa. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2013 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2013-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-25T21:46:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-25T21:46:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/1/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/3/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2169/4/Renata%20Rosso%20Sartor.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d70f706edbeaa2f3cbe029fa17110c5e 09af850207095721090e50e21d50d1ef 26287ba3296ebbf205d1080b8cd8aa4c 0061ef58f25ef22ca496fded666182a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763274816880640 |