Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_d12c90d01389027be52dace87fe4cfad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/8674 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Junkes, Caroline FlorentinoBrognara, Jadsnara LunardiUniversidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC2021-06-17T15:22:52Z2021-06-17T15:22:52Z2019-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Para se manter competitivo no mercado é necessário explorar e aprimorar ferramentas de marketing, este projeto tem como objetivo conceituar e mostrar de forma explicativa o visual merchadising como aliado para captação de novos clientes. O estudo em questão abordou como indagação as possibilidades que as técnicas de visual merchandising podem abranger para atrair os consumidores e ampliar as vendas. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, sendo que a abordagem qualitativa trouxe resultados satisfatórios, agregando para que a implantação das modificações efetuadas na loja em questão ocorressem de forma perceptível e positiva, desde a expectativa de venda do proprietário até os olhos do consumidor final. Pode-se concluir que o visual merchandising é uma forma eficiente de encantar o cliente através da vitrine para adentrar a loja e após, ser surpreendido através dos estímulos sensoriais como sons, cheiros, iluminação e visual harmônico, resultando assim em uma experiência diferenciada para o consumidor e consequentemente lucrativa para o lojista. Quando utilizado o conjunto de técnicas do visual merchandising, é possível conseguir aumentar o mix de produtos adquiridos pelo cliente, já que a disposição destes, ocorrem de forma pensada e estruturada para que a sua experiência de compra seja impulsiva e cativante.MerchandisingVendasConsumidoresVisual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCaroline Florentino Junkes.pdfCaroline Florentino Junkes.pdfTCCapplication/pdf3379120http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/1/Caroline%20Florentino%20Junkes.pdf0558a802a507f07ffc0c8b31d7101c35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/86742021-06-21 13:54:46.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
title |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
spellingShingle |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo Junkes, Caroline Florentino Merchandising Vendas Consumidores |
title_short |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
title_full |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
title_fullStr |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
title_full_unstemmed |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
title_sort |
Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo |
author |
Junkes, Caroline Florentino |
author_facet |
Junkes, Caroline Florentino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junkes, Caroline Florentino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brognara, Jadsnara Lunardi |
contributor_str_mv |
Brognara, Jadsnara Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merchandising Vendas Consumidores |
topic |
Merchandising Vendas Consumidores |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Para se manter competitivo no mercado é necessário explorar e aprimorar ferramentas de marketing, este projeto tem como objetivo conceituar e mostrar de forma explicativa o visual merchadising como aliado para captação de novos clientes. O estudo em questão abordou como indagação as possibilidades que as técnicas de visual merchandising podem abranger para atrair os consumidores e ampliar as vendas. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, sendo que a abordagem qualitativa trouxe resultados satisfatórios, agregando para que a implantação das modificações efetuadas na loja em questão ocorressem de forma perceptível e positiva, desde a expectativa de venda do proprietário até os olhos do consumidor final. Pode-se concluir que o visual merchandising é uma forma eficiente de encantar o cliente através da vitrine para adentrar a loja e após, ser surpreendido através dos estímulos sensoriais como sons, cheiros, iluminação e visual harmônico, resultando assim em uma experiência diferenciada para o consumidor e consequentemente lucrativa para o lojista. Quando utilizado o conjunto de técnicas do visual merchandising, é possível conseguir aumentar o mix de produtos adquiridos pelo cliente, já que a disposição destes, ocorrem de forma pensada e estruturada para que a sua experiência de compra seja impulsiva e cativante. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-17T15:22:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-17T15:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/1/Caroline%20Florentino%20Junkes.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0558a802a507f07ffc0c8b31d7101c35 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763296866336768 |