Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junkes, Caroline Florentino
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_d12c90d01389027be52dace87fe4cfad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/8674
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Junkes, Caroline FlorentinoBrognara, Jadsnara LunardiUniversidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC2021-06-17T15:22:52Z2021-06-17T15:22:52Z2019-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Para se manter competitivo no mercado é necessário explorar e aprimorar ferramentas de marketing, este projeto tem como objetivo conceituar e mostrar de forma explicativa o visual merchadising como aliado para captação de novos clientes. O estudo em questão abordou como indagação as possibilidades que as técnicas de visual merchandising podem abranger para atrair os consumidores e ampliar as vendas. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, sendo que a abordagem qualitativa trouxe resultados satisfatórios, agregando para que a implantação das modificações efetuadas na loja em questão ocorressem de forma perceptível e positiva, desde a expectativa de venda do proprietário até os olhos do consumidor final. Pode-se concluir que o visual merchandising é uma forma eficiente de encantar o cliente através da vitrine para adentrar a loja e após, ser surpreendido através dos estímulos sensoriais como sons, cheiros, iluminação e visual harmônico, resultando assim em uma experiência diferenciada para o consumidor e consequentemente lucrativa para o lojista. Quando utilizado o conjunto de técnicas do visual merchandising, é possível conseguir aumentar o mix de produtos adquiridos pelo cliente, já que a disposição destes, ocorrem de forma pensada e estruturada para que a sua experiência de compra seja impulsiva e cativante.MerchandisingVendasConsumidoresVisual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCaroline Florentino Junkes.pdfCaroline Florentino Junkes.pdfTCCapplication/pdf3379120http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/1/Caroline%20Florentino%20Junkes.pdf0558a802a507f07ffc0c8b31d7101c35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/86742021-06-21 13:54:46.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
title Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
spellingShingle Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
Junkes, Caroline Florentino
Merchandising
Vendas
Consumidores
title_short Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
title_full Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
title_fullStr Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
title_full_unstemmed Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
title_sort Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo
author Junkes, Caroline Florentino
author_facet Junkes, Caroline Florentino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junkes, Caroline Florentino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brognara, Jadsnara Lunardi
contributor_str_mv Brognara, Jadsnara Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Vendas
Consumidores
topic Merchandising
Vendas
Consumidores
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Para se manter competitivo no mercado é necessário explorar e aprimorar ferramentas de marketing, este projeto tem como objetivo conceituar e mostrar de forma explicativa o visual merchadising como aliado para captação de novos clientes. O estudo em questão abordou como indagação as possibilidades que as técnicas de visual merchandising podem abranger para atrair os consumidores e ampliar as vendas. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, sendo que a abordagem qualitativa trouxe resultados satisfatórios, agregando para que a implantação das modificações efetuadas na loja em questão ocorressem de forma perceptível e positiva, desde a expectativa de venda do proprietário até os olhos do consumidor final. Pode-se concluir que o visual merchandising é uma forma eficiente de encantar o cliente através da vitrine para adentrar a loja e após, ser surpreendido através dos estímulos sensoriais como sons, cheiros, iluminação e visual harmônico, resultando assim em uma experiência diferenciada para o consumidor e consequentemente lucrativa para o lojista. Quando utilizado o conjunto de técnicas do visual merchandising, é possível conseguir aumentar o mix de produtos adquiridos pelo cliente, já que a disposição destes, ocorrem de forma pensada e estruturada para que a sua experiência de compra seja impulsiva e cativante.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2019
dc.date.created.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-17T15:22:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-17T15:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/8674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/1/Caroline%20Florentino%20Junkes.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8674/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0558a802a507f07ffc0c8b31d7101c35
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763296866336768