Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/1862 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_d6489547cb552e60d760512ac4bbe24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/1862 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Souza, Michel Madeira deSilva, Silemar Maria de Medeiros daUniversidade do Extremo Sul Catarinense2013-10-02T12:02:14Z2013-10-02T12:02:14Z2013-072013-10-02http://repositorio.unesc.net/handle/1/1862Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.As histórias por trás das fotografias nem sempre são evidentes apenas se obsevando a imagem. As que eu não compreendia eram as minhas preferidas, pois sabia que poderia ouvir essas histórias de meus avós. Tais histórias, e tantas outras se encontram dentro de um caixa, guardada por minha família a anos. A partir dessas memórias e suas relações com a arte, surgiu esta pesquisa, intitulada Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias, que se insere na linha de pesquisa de Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais - Bacharelado. Tem natureza básica, aborda o problema de forma qualitativa e os objetivos de forma exploratória. Busca responder de que forma materializar artisticamente as relações entre arte, memória e fotografia, utilizando como referência a caixa de fotografias de minha família. Para alcançar tal objetivo, dialoga sobre conceitos de Arte com Coli (2006) e Gombrich (1985), Fotografia com Dubois (1993) e Soulages (2010), Memória com Canton (2009), Burke (2000) e Bosi (1994), entre outros. Trata-se de uma pesquisa em arte. O processo de uma produção artística enquanto processo de pesquisa. Esta produção, tem como objetivo representar o momento poético de abrir uma caixa, ou álbum, de fotografias. Desse modo, aborda os registros fotográficos em uma instalação, disponibilizada de forma que as relações existentes entre memória, arte e fotografia se (entre)cruzam no olhar do espectador, alguém que enquanto olha resignifica o que está posto.ArteMemóriaFotografiaProcessos poéticosArte e memória: abrindo a caixa de fotografiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMichel Madeira de Souza.pdfMichel Madeira de Souza.pdfTCCapplication/pdf1200123http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/1/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdfadfd02000284a176ced4946036b7bffdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTMichel Madeira de Souza.pdf.txtMichel Madeira de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain63537http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/3/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdf.txtc9549fadb448861d82f0545c51b56387MD53THUMBNAILMichel Madeira de Souza.pdf.jpgMichel Madeira de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/4/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdf.jpg3d109afadc5869acff6138ed64dd363cMD541/18622015-08-24 23:00:22.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
title |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
spellingShingle |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias Souza, Michel Madeira de Arte Memória Fotografia Processos poéticos |
title_short |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
title_full |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
title_fullStr |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
title_full_unstemmed |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
title_sort |
Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias |
author |
Souza, Michel Madeira de |
author_facet |
Souza, Michel Madeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Michel Madeira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Silemar Maria de Medeiros da |
contributor_str_mv |
Silva, Silemar Maria de Medeiros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Memória Fotografia Processos poéticos |
topic |
Arte Memória Fotografia Processos poéticos |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As histórias por trás das fotografias nem sempre são evidentes apenas se obsevando a imagem. As que eu não compreendia eram as minhas preferidas, pois sabia que poderia ouvir essas histórias de meus avós. Tais histórias, e tantas outras se encontram dentro de um caixa, guardada por minha família a anos. A partir dessas memórias e suas relações com a arte, surgiu esta pesquisa, intitulada Arte e memória: abrindo a caixa de fotografias, que se insere na linha de pesquisa de Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais - Bacharelado. Tem natureza básica, aborda o problema de forma qualitativa e os objetivos de forma exploratória. Busca responder de que forma materializar artisticamente as relações entre arte, memória e fotografia, utilizando como referência a caixa de fotografias de minha família. Para alcançar tal objetivo, dialoga sobre conceitos de Arte com Coli (2006) e Gombrich (1985), Fotografia com Dubois (1993) e Soulages (2010), Memória com Canton (2009), Burke (2000) e Bosi (1994), entre outros. Trata-se de uma pesquisa em arte. O processo de uma produção artística enquanto processo de pesquisa. Esta produção, tem como objetivo representar o momento poético de abrir uma caixa, ou álbum, de fotografias. Desse modo, aborda os registros fotográficos em uma instalação, disponibilizada de forma que as relações existentes entre memória, arte e fotografia se (entre)cruzam no olhar do espectador, alguém que enquanto olha resignifica o que está posto. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-02T12:02:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-02T12:02:14Z |
dc.date.created.fl_str_mv |
2013-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1862 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/1/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/3/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1862/4/Michel%20Madeira%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adfd02000284a176ced4946036b7bffd 09af850207095721090e50e21d50d1ef c9549fadb448861d82f0545c51b56387 3d109afadc5869acff6138ed64dd363c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763284335853568 |