Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227
Resumo: O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.
id UFF-5_47f40ac5ec7f7ba845f1613ab90dbceb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17227
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de BarrosFotografiaArteMemóriaO presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1722710.22409/contracampo.v0i23.156Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 86-1152238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i23reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227/10865Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia2018-09-13T16:28:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17227Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:28:35Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
title Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
spellingShingle Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia
Fotografia
Arte
Memória
title_short Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
title_full Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
title_fullStr Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
title_full_unstemmed Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
title_sort Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
author Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia
author_facet Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Arte
Memória
topic Fotografia
Arte
Memória
description O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227
10.22409/contracampo.v0i23.156
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i23.156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227/10865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 86-115
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i23
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520719790081