TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531 |
Resumo: | Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas. |
id |
UNESC-24_00894584388c33605bef36e1be3b95cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6531 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTONeste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653110.18616/ce.v11i1.6531Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 2702317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531/6452Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, NágelaBezerra, Maria do Carmo CardosoSilva, Karina Alessandra Pessoa daBorssoi, Adriana Helena2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6531Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.242276Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
title |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO Martins, Nágela |
title_short |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
title_full |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
title_sort |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO |
author |
Martins, Nágela |
author_facet |
Martins, Nágela Bezerra, Maria do Carmo Cardoso Silva, Karina Alessandra Pessoa da Borssoi, Adriana Helena |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Maria do Carmo Cardoso Silva, Karina Alessandra Pessoa da Borssoi, Adriana Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Nágela Bezerra, Maria do Carmo Cardoso Silva, Karina Alessandra Pessoa da Borssoi, Adriana Helena |
description |
Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531 10.18616/ce.v11i1.6531 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.6531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531/6452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938599407616 |