O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urel, Ana Laura Jeremias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Andreia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248
Resumo: Este artigo apresenta discussões sobre os objetivos e metas para a educação básica que compreendem o IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica) como indicador de qualidade, bem como o monitoramento que o Estado exerce a partir de seus resultados. Para as análises, foi utilizada a metodologia de análise documental - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010 e projeto de lei do PNE para 2011-2020 e o documento elaborado pelo movimento da sociedade civil “Todos pela Educação” (2006). Com base na análise documental, concluímos que as políticas educacionais em avaliação consolidam, de fato, o monitoramento que o Estado exerce sobre a educação básica e o conceito de qualidade de ensino vinculado ao desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala.
id UNESC-24_0dd40a9954b6340f92262fb3b113d50a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1248
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICEEste artigo apresenta discussões sobre os objetivos e metas para a educação básica que compreendem o IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica) como indicador de qualidade, bem como o monitoramento que o Estado exerce a partir de seus resultados. Para as análises, foi utilizada a metodologia de análise documental - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010 e projeto de lei do PNE para 2011-2020 e o documento elaborado pelo movimento da sociedade civil “Todos pela Educação” (2006). Com base na análise documental, concluímos que as políticas educacionais em avaliação consolidam, de fato, o monitoramento que o Estado exerce sobre a educação básica e o conceito de qualidade de ensino vinculado ao desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala.UNESC2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248Revista Criar Educação; Vol. 2 No. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 2 n. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248/1193Urel, Ana Laura JeremiasPereira, Andreia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:21:41Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1248Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:55.672047Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
title O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
spellingShingle O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
Urel, Ana Laura Jeremias
title_short O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
title_full O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
title_fullStr O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
title_full_unstemmed O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
title_sort O DISCURSO SOBRE “QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” E A LÓGICA DAS METAS DE DESEMPENHO: A QUALIDADE COMO ÍNDICE
author Urel, Ana Laura Jeremias
author_facet Urel, Ana Laura Jeremias
Pereira, Andreia da Silva
author_role author
author2 Pereira, Andreia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urel, Ana Laura Jeremias
Pereira, Andreia da Silva
description Este artigo apresenta discussões sobre os objetivos e metas para a educação básica que compreendem o IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica) como indicador de qualidade, bem como o monitoramento que o Estado exerce a partir de seus resultados. Para as análises, foi utilizada a metodologia de análise documental - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010 e projeto de lei do PNE para 2011-2020 e o documento elaborado pelo movimento da sociedade civil “Todos pela Educação” (2006). Com base na análise documental, concluímos que as políticas educacionais em avaliação consolidam, de fato, o monitoramento que o Estado exerce sobre a educação básica e o conceito de qualidade de ensino vinculado ao desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1248/1193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 2 No. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 2 n. 2 (2013): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936919588864