PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Queiroz, Jamerson Viegas, Hékis, Hélio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26144
Resumo: A gestão da qualidade é uma ferramenta utilizada pelas organizações que desejam se manter no mercado competitivo por meio da melhoria contínua de seus processos. Para tanto, é crucial ouvir o cliente e romper o status quo. No caso da gestão universitária, por envolver a gestão de organizações complexas e muitas vezes burocráticas, esta metodologia passou a ganhar espaço recentemente. Este trabalho propõe alguns indicadores para a utilização da gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam a educação a distancia. A metodologia utilizada constituiu na pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados encontrados revelam que é possível monitorar o desempenho de instituições, cursos e disciplinas com indicadores mensuráveis e que levam a melhoria contínua. Desta forma, sugerem-se as IES que atuam neste nível de ensino que adotem e implantem mecanismos de gestão para melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos nestas organizações de modo a satisfazer seus clientes..
id UFSC_c95d7882c3819e91dcfb6d2f74f9e3fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26144
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra DeQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraQueiroz, Jamerson ViegasHékis, Hélio Roberto2012-09-20T19:04:34Z2012-09-20T19:04:34Z2011-12-09http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26144A gestão da qualidade é uma ferramenta utilizada pelas organizações que desejam se manter no mercado competitivo por meio da melhoria contínua de seus processos. Para tanto, é crucial ouvir o cliente e romper o status quo. No caso da gestão universitária, por envolver a gestão de organizações complexas e muitas vezes burocráticas, esta metodologia passou a ganhar espaço recentemente. Este trabalho propõe alguns indicadores para a utilização da gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam a educação a distancia. A metodologia utilizada constituiu na pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados encontrados revelam que é possível monitorar o desempenho de instituições, cursos e disciplinas com indicadores mensuráveis e que levam a melhoria contínua. Desta forma, sugerem-se as IES que atuam neste nível de ensino que adotem e implantem mecanismos de gestão para melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos nestas organizações de modo a satisfazer seus clientes..INPEAUPROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL5.38.pdf5.38.pdfapplication/pdf1201653https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/1/5.38.pdf6a28132cb4fe49d95a4ceef8a336ed57MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXT5.38.pdf.txt5.38.pdf.txtExtracted Texttext/plain58885https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/3/5.38.pdf.txt3a2f518d87bc31a02db24b7b83547daeMD53THUMBNAIL5.38.pdf.jpg5.38.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/4/5.38.pdf.jpg6b4aea56b8ae223cac6e77f7b12afadeMD54123456789/261442013-05-04 09:19:16.197oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:19:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra De
title_short PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort PROPOSTAS DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra De
author_facet Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra De
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
author_role author
author2 Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Ambrosio Bezerra De
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
description A gestão da qualidade é uma ferramenta utilizada pelas organizações que desejam se manter no mercado competitivo por meio da melhoria contínua de seus processos. Para tanto, é crucial ouvir o cliente e romper o status quo. No caso da gestão universitária, por envolver a gestão de organizações complexas e muitas vezes burocráticas, esta metodologia passou a ganhar espaço recentemente. Este trabalho propõe alguns indicadores para a utilização da gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam a educação a distancia. A metodologia utilizada constituiu na pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados encontrados revelam que é possível monitorar o desempenho de instituições, cursos e disciplinas com indicadores mensuráveis e que levam a melhoria contínua. Desta forma, sugerem-se as IES que atuam neste nível de ensino que adotem e implantem mecanismos de gestão para melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos nestas organizações de modo a satisfazer seus clientes..
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-20T19:04:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-20T19:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26144
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/1/5.38.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/3/5.38.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26144/4/5.38.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a28132cb4fe49d95a4ceef8a336ed57
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
3a2f518d87bc31a02db24b7b83547dae
6b4aea56b8ae223cac6e77f7b12afade
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805486716321792