A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola. |
id |
UNESC-24_0f91d00d12ebbeeae43ac5f81ba8f398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4862 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLAO presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/486210.18616/ce.v10i2.4862Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 41-55Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 41-55Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 41-552317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862/6122Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jaqueline dede Bona, Bruna Carolini2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4862Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.139574Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
title |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA Oliveira, Jaqueline de |
title_short |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
title_full |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
title_sort |
A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA |
author |
Oliveira, Jaqueline de |
author_facet |
Oliveira, Jaqueline de de Bona, Bruna Carolini |
author_role |
author |
author2 |
de Bona, Bruna Carolini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jaqueline de de Bona, Bruna Carolini |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862 10.18616/ce.v10i2.4862 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v10i2.4862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862/6122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 41-55 Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 41-55 Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 41-55 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938311049216 |