A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaqueline de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Bona, Bruna Carolini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola.
id UNESC-24_0f91d00d12ebbeeae43ac5f81ba8f398
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4862
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLAO presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/486210.18616/ce.v10i2.4862Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 41-55Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 41-55Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 41-552317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862/6122Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jaqueline dede Bona, Bruna Carolini2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4862Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.139574Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
title A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
spellingShingle A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
Oliveira, Jaqueline de
title_short A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
title_full A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
title_fullStr A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
title_sort A FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA
author Oliveira, Jaqueline de
author_facet Oliveira, Jaqueline de
de Bona, Bruna Carolini
author_role author
author2 de Bona, Bruna Carolini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaqueline de
de Bona, Bruna Carolini
description O presente artigo tem como objetivo analisar de que modo a formação artístico-cultural dos professores de Educação Física interfere no trato do conteúdo dança na escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, através de questionários, com professores de Educação Física das escolas em que uma das pesquisadoras realizou os estágios obrigatórios vinculados ao curso de licenciatura. Percebemos que, de fato, o processo de formação dos professores de Educação Física no âmbito artístico-cultural interfere no trato com o conteúdo dança nas aulas. Em sua maioria, o conteúdo aparece de forma empírica e fragmentada, desconsiderando a dança como uma linguagem da arte. O artigo, portanto, busca auxiliar na reflexão da formação de professores, compreendendo a importância da formação artístico-cultural e do acesso a essa produção humana, traçando relações com o conteúdo dança na escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862
10.18616/ce.v10i2.4862
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i2.4862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4862/6122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 41-55
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 41-55
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 41-55
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938311049216