A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariana Lolato [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96087
Resumo: A dança constitui-se com um conteúdo da cultura corporal de movimento. Assim sendo, na presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar, sob a ótica do graduando de licenciatura em educação física, a formação inicial acadêmica referente aos conteúdos de dança, considerando-se as seguintes categorias de análise: a) conceituação de dança; b) a dança como conteúdo da educação física escolar; c) o ensino de dança na escola; d) a dança na formação do professor de Educação Física. Para tanto, realizou-se revisão da literatura referente às áreas de dança e educação física (suas similaridades e diferenças), às diferentes conceituações e manifestações da dança em nossa sociedade, bem como às características assumidas pela dança no contexto da educação física escolar. O método de abordagem foi a história do tempo presente e, por intermédio da técnica de entrevista semi-estruturada coletaram-se depoimentos de alunos que cursavam o último ano de uma graduação de licenciatura em educação física, em uma universidade pública do interior paulista, caracterizando-se tal pesquisa como estudo de caso. De acordo com a análise de conteúdo, constatou-se que na categoria conceituação de dança, a maioria dos alunos entende a dança em sentido restrito, pois que não a exprimiram em sua amplitude de significados e manifestações, conforme encontrado na literatura. Porém, na categoria b notou-se que entre todos os depoentes a dança é considerada um conteúdo da educação física escolar, apesar de ter havido menção de que não é isso o que se verifica na prática. Na terceira categoria os alunos sugeriram vários conteúdos e objetivos para o ensino escolar da dança. Verificou-se, também nesta categoria que a maioria dos alunos se imagina ensinando dança na escola, mas apenas o básico...
id UNSP_9ad1f86a600e1897d26591e8fc625657
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96087
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dançaDançaEducação física - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoDanceA dança constitui-se com um conteúdo da cultura corporal de movimento. Assim sendo, na presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar, sob a ótica do graduando de licenciatura em educação física, a formação inicial acadêmica referente aos conteúdos de dança, considerando-se as seguintes categorias de análise: a) conceituação de dança; b) a dança como conteúdo da educação física escolar; c) o ensino de dança na escola; d) a dança na formação do professor de Educação Física. Para tanto, realizou-se revisão da literatura referente às áreas de dança e educação física (suas similaridades e diferenças), às diferentes conceituações e manifestações da dança em nossa sociedade, bem como às características assumidas pela dança no contexto da educação física escolar. O método de abordagem foi a história do tempo presente e, por intermédio da técnica de entrevista semi-estruturada coletaram-se depoimentos de alunos que cursavam o último ano de uma graduação de licenciatura em educação física, em uma universidade pública do interior paulista, caracterizando-se tal pesquisa como estudo de caso. De acordo com a análise de conteúdo, constatou-se que na categoria conceituação de dança, a maioria dos alunos entende a dança em sentido restrito, pois que não a exprimiram em sua amplitude de significados e manifestações, conforme encontrado na literatura. Porém, na categoria b notou-se que entre todos os depoentes a dança é considerada um conteúdo da educação física escolar, apesar de ter havido menção de que não é isso o que se verifica na prática. Na terceira categoria os alunos sugeriram vários conteúdos e objetivos para o ensino escolar da dança. Verificou-se, também nesta categoria que a maioria dos alunos se imagina ensinando dança na escola, mas apenas o básico...Dance is a content of movement corporal culture. Thus, this research, having qualitative nature, aims to analyze the academic initial graduation referring to the contents of dance, under the view of physical education undergraduate student, and considering the following categories of analysis: a) dance conceptualization; b) dance as content of school physical education; c) dance teaching at school; d) dance in the graduation of physical education teacher. For such analysis, a review of the literature of both dance and physical education areas was done (their similarities and differences) to their different conceptualizations and manifestations of dance in our society, as well as the characteristics admitted by dance in school physical education. The approach method was the present time history, and through semi-structured interview technique, statements were collected from students attending the last year of undergraduation course in physical education at a public university in the interior of São Paulo state, and such research was categorized as a case study. According to the content analysis, it was seen that in conceptualization of dance category, most students understand dance in a restricted meaning, for they haven't explained dance in its wide meaning and manifestations, as seen in literature. However, in b category, it was noted that among students who gave their opinions dance is considered a content of school physical education, although it was mentioned that this is not what is seen in practice. In the third category, students suggested several contents and objectives for the dance school teaching. It was also verified that, in that category, most students see themselves teaching danced at school, but only the basic of dance content, and they also mentioned it with insecurity. Besides that, the students mentioned that the greatest difficulties... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Mariana Lolato [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2007-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 187 f.application/pdfPEREIRA, Mariana Lolato. A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança. 2007. x, 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96087000500324pereira_ml_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:26:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:26:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
title A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
spellingShingle A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
Pereira, Mariana Lolato [UNESP]
Dança
Educação física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dance
title_short A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
title_full A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
title_fullStr A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
title_full_unstemmed A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
title_sort A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança
author Pereira, Mariana Lolato [UNESP]
author_facet Pereira, Mariana Lolato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariana Lolato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dance
topic Dança
Educação física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dance
description A dança constitui-se com um conteúdo da cultura corporal de movimento. Assim sendo, na presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar, sob a ótica do graduando de licenciatura em educação física, a formação inicial acadêmica referente aos conteúdos de dança, considerando-se as seguintes categorias de análise: a) conceituação de dança; b) a dança como conteúdo da educação física escolar; c) o ensino de dança na escola; d) a dança na formação do professor de Educação Física. Para tanto, realizou-se revisão da literatura referente às áreas de dança e educação física (suas similaridades e diferenças), às diferentes conceituações e manifestações da dança em nossa sociedade, bem como às características assumidas pela dança no contexto da educação física escolar. O método de abordagem foi a história do tempo presente e, por intermédio da técnica de entrevista semi-estruturada coletaram-se depoimentos de alunos que cursavam o último ano de uma graduação de licenciatura em educação física, em uma universidade pública do interior paulista, caracterizando-se tal pesquisa como estudo de caso. De acordo com a análise de conteúdo, constatou-se que na categoria conceituação de dança, a maioria dos alunos entende a dança em sentido restrito, pois que não a exprimiram em sua amplitude de significados e manifestações, conforme encontrado na literatura. Porém, na categoria b notou-se que entre todos os depoentes a dança é considerada um conteúdo da educação física escolar, apesar de ter havido menção de que não é isso o que se verifica na prática. Na terceira categoria os alunos sugeriram vários conteúdos e objetivos para o ensino escolar da dança. Verificou-se, também nesta categoria que a maioria dos alunos se imagina ensinando dança na escola, mas apenas o básico...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-11
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Mariana Lolato. A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança. 2007. x, 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96087
000500324
pereira_ml_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv PEREIRA, Mariana Lolato. A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança. 2007. x, 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500324
pereira_ml_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 187 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650221211648000