O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Jane Vieira dos, Silveira, Eliana Passos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7675
Resumo: This study aimed to understand the relevance of art to the teaching and learning processes of people with visual impairments, from the perspective of CAP/CEBRAV teachers in Goiânia. In this sense, an exploratory research was developed, using questionnaires applied to teachers who work with students with visual impairments. The data obtained were analyzed in the light of the cultural-historical theory proposed by Vygotsky et al. As a result, we emphasize that the teaching of art adapted for people with visual impairment is of great importance, as it promotes the development of motor and spatial skills, in addition, it contributes to new/other significant learning processes, also favoring their holistic development as autonomous subject, inserted in a sociocultural context.
id UNESC-24_17b71fc6d4ba89baab83fe99eea3e782
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7675
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIAThis study aimed to understand the relevance of art to the teaching and learning processes of people with visual impairments, from the perspective of CAP/CEBRAV teachers in Goiânia. In this sense, an exploratory research was developed, using questionnaires applied to teachers who work with students with visual impairments. The data obtained were analyzed in the light of the cultural-historical theory proposed by Vygotsky et al. As a result, we emphasize that the teaching of art adapted for people with visual impairment is of great importance, as it promotes the development of motor and spatial skills, in addition, it contributes to new/other significant learning processes, also favoring their holistic development as autonomous subject, inserted in a sociocultural context.Este estudo objetivou compreender a relevância da arte para os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual, a partir da perspectiva de docentes do CAP/CEBRAV de Goiânia. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com a utilização de questionários aplicados a professores que trabalham com discentes com deficiência visual. Os dados obtidos foram analisados à luz da teoria histórico-cultural proposta por Vigotski e colaboradores. Como resultados, enfatizamos que o ensino de arte adaptado para as pessoas com deficiência visual é de grande importância, pois promove o desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, outrossim, contribui para novos/outros processos de aprendizagem significativos, favorecendo também o seu desenvolvimento holístico como sujeito autônomo, inserido em um contexto sociocultural.    UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/767510.18616/ce.v13i1.7675Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 138Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 138Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 1382317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7675/6874Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Michell Pedruzzi MendesSantos, Jane Vieira dosSilveira, Eliana Passos da2024-03-27T20:32:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7675Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:32:31Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
title O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
spellingShingle O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
title_short O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
title_full O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
title_fullStr O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
title_full_unstemmed O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
title_sort O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CAP/CEBRAV DE GOIÂNIA
author Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
author_facet Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Santos, Jane Vieira dos
Silveira, Eliana Passos da
author_role author
author2 Santos, Jane Vieira dos
Silveira, Eliana Passos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Santos, Jane Vieira dos
Silveira, Eliana Passos da
description This study aimed to understand the relevance of art to the teaching and learning processes of people with visual impairments, from the perspective of CAP/CEBRAV teachers in Goiânia. In this sense, an exploratory research was developed, using questionnaires applied to teachers who work with students with visual impairments. The data obtained were analyzed in the light of the cultural-historical theory proposed by Vygotsky et al. As a result, we emphasize that the teaching of art adapted for people with visual impairment is of great importance, as it promotes the development of motor and spatial skills, in addition, it contributes to new/other significant learning processes, also favoring their holistic development as autonomous subject, inserted in a sociocultural context.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7675
10.18616/ce.v13i1.7675
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7675
identifier_str_mv 10.18616/ce.v13i1.7675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7675/6874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 138
Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 138
Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 118 - 138
2317-2452
10.18616/ce.v13i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415654518784