A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leitão, Vanda Magalhães
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000028j1v
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257
Resumo: A prática pedagógica faz estreita relação com a profissão docente, visto que esta estrutura sistematiza o ensino, permitindo que a relação ensino-aprendizagem seja eficaz para o professor e o aluno. Diante disso, o presente trabalho objetiva identificar quais práticas pedagógicas são adotadas pelos professores em suas disciplinas no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará para facilitar o melhor aprendizado dos alunos com deficiência visual e, consequentemente, a permanência deles no referido curso. Vemos que a inclusão da pessoa com deficiência na universidade perpassa pontos fundamentais, dentre eles, a acessibilidade pedagógica. Com efeito, o professor possui o papel de facilitador da inclusão, sendo responsável direto no processo de aprendizagem e permanência desses alunos. Dessa forma, esse trabalho se faz necessário, pois busca adentrar no cerne da ação docente para entender a qualidade dessas práticas, visando o aperfeiçoamento das capacidades desses alunos, sobretudo no que diz respeito ao eixo ensino que compõe os três pilares da universidade. A metodologia utilizada será de caráter qualitativo, sendo os sujeitos de pesquisa uma aluna com deficiência visual e os professores das disciplinas em que ela está matriculada. O instrumento empregado será a entrevista semiestruturada. Esse estudo em andamento pretende examinar as condições de acessibilidade pedagógica no curso de Pedagogia e, como decorrência, sugerir práticas que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual no citado curso.
id UFC-7_44b7232a7de6d65453ede71babf08978
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45257
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visualPrática pedagógicaInclusãoAcessibilidadeA prática pedagógica faz estreita relação com a profissão docente, visto que esta estrutura sistematiza o ensino, permitindo que a relação ensino-aprendizagem seja eficaz para o professor e o aluno. Diante disso, o presente trabalho objetiva identificar quais práticas pedagógicas são adotadas pelos professores em suas disciplinas no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará para facilitar o melhor aprendizado dos alunos com deficiência visual e, consequentemente, a permanência deles no referido curso. Vemos que a inclusão da pessoa com deficiência na universidade perpassa pontos fundamentais, dentre eles, a acessibilidade pedagógica. Com efeito, o professor possui o papel de facilitador da inclusão, sendo responsável direto no processo de aprendizagem e permanência desses alunos. Dessa forma, esse trabalho se faz necessário, pois busca adentrar no cerne da ação docente para entender a qualidade dessas práticas, visando o aperfeiçoamento das capacidades desses alunos, sobretudo no que diz respeito ao eixo ensino que compõe os três pilares da universidade. A metodologia utilizada será de caráter qualitativo, sendo os sujeitos de pesquisa uma aluna com deficiência visual e os professores das disciplinas em que ela está matriculada. O instrumento empregado será a entrevista semiestruturada. Esse estudo em andamento pretende examinar as condições de acessibilidade pedagógica no curso de Pedagogia e, como decorrência, sugerir práticas que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual no citado curso.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T19:45:31Z2019-08-28T19:45:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Reubher Cesar Rodrigues; LEITÃO, Vanda Magalhães. A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257ark:/83112/0013000028j1vGomes, Reubher Cesar RodriguesLeitão, Vanda Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:03.352244Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
title A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
spellingShingle A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
Prática pedagógica
Inclusão
Acessibilidade
title_short A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
title_full A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
title_fullStr A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
title_sort A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual
author Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
author_facet Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
Leitão, Vanda Magalhães
author_role author
author2 Leitão, Vanda Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Reubher Cesar Rodrigues
Leitão, Vanda Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Inclusão
Acessibilidade
topic Prática pedagógica
Inclusão
Acessibilidade
description A prática pedagógica faz estreita relação com a profissão docente, visto que esta estrutura sistematiza o ensino, permitindo que a relação ensino-aprendizagem seja eficaz para o professor e o aluno. Diante disso, o presente trabalho objetiva identificar quais práticas pedagógicas são adotadas pelos professores em suas disciplinas no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará para facilitar o melhor aprendizado dos alunos com deficiência visual e, consequentemente, a permanência deles no referido curso. Vemos que a inclusão da pessoa com deficiência na universidade perpassa pontos fundamentais, dentre eles, a acessibilidade pedagógica. Com efeito, o professor possui o papel de facilitador da inclusão, sendo responsável direto no processo de aprendizagem e permanência desses alunos. Dessa forma, esse trabalho se faz necessário, pois busca adentrar no cerne da ação docente para entender a qualidade dessas práticas, visando o aperfeiçoamento das capacidades desses alunos, sobretudo no que diz respeito ao eixo ensino que compõe os três pilares da universidade. A metodologia utilizada será de caráter qualitativo, sendo os sujeitos de pesquisa uma aluna com deficiência visual e os professores das disciplinas em que ela está matriculada. O instrumento empregado será a entrevista semiestruturada. Esse estudo em andamento pretende examinar as condições de acessibilidade pedagógica no curso de Pedagogia e, como decorrência, sugerir práticas que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual no citado curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T19:45:31Z
2019-08-28T19:45:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Reubher Cesar Rodrigues; LEITÃO, Vanda Magalhães. A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000028j1v
identifier_str_mv GOMES, Reubher Cesar Rodrigues; LEITÃO, Vanda Magalhães. A prática docente face à inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
ark:/83112/0013000028j1v
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374088946614272