RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beterli, Eligiane Recco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: De Bona, Bruna Carolini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928
Resumo: Esta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School.
id UNESC-24_1acb5192f0227641f657fa72239f70dd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3928
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SCEsta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/392810.18616/ce.v9i1.3928Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 1772317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928/5325Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeterli, Eligiane ReccoDe Bona, Bruna Carolini2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3928Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.134581Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
title RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
spellingShingle RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
Beterli, Eligiane Recco
title_short RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
title_full RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
title_fullStr RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
title_sort RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
author Beterli, Eligiane Recco
author_facet Beterli, Eligiane Recco
De Bona, Bruna Carolini
author_role author
author2 De Bona, Bruna Carolini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beterli, Eligiane Recco
De Bona, Bruna Carolini
description Esta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928
10.18616/ce.v9i1.3928
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i1.3928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928/5325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177
Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177
2317-2452
10.18616/ce.v9i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938005913600