RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School. |
id |
UNESC-24_1acb5192f0227641f657fa72239f70dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3928 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SCEsta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/392810.18616/ce.v9i1.3928Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 1772317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928/5325Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeterli, Eligiane ReccoDe Bona, Bruna Carolini2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3928Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.134581Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
title |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
spellingShingle |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC Beterli, Eligiane Recco |
title_short |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
title_full |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
title_fullStr |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
title_sort |
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO-SC |
author |
Beterli, Eligiane Recco |
author_facet |
Beterli, Eligiane Recco De Bona, Bruna Carolini |
author_role |
author |
author2 |
De Bona, Bruna Carolini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beterli, Eligiane Recco De Bona, Bruna Carolini |
description |
Esta pesquisa analisa as relações de gênero sobre a perspectiva de alunos e professor nas aulas de Educação Física do Ensino Médio noturno. O artigo foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de questionário desenvolvido com 35 alunos e 1 professor.Destaca-se a desmotivação das meninas por participar das aulas e as diferenças entre os gêneros na escolha dos conteúdos das aulas de Educação Física. Tais considerações apontam a importância de tal análise para o processo de organização do ensino da Educação Física no Ensino Médio, orientando o trabalho pedagógico do professor.PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Gênero. Ensino Médio.THE GENDER RELATIONS AT THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF THE HIGH SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JACINTO MACHADO - SCABSTRACTThis research analyzes the gender relations about the students and teacher’s perspective in Physical Education, in classes that occur in High School, at the night period. The article was developed through a Field Research, with a Qualitative Approach, based on a questionnaire applied to 35 students and 1 teacher. It is possible to highlight the girls’ desmotivation about taking part of the classes and the differences between the genders in the choice of the Physical Education classes contends. Such considerations point to the importance of that analysis for the organization process of the Physical Education teaching in High School, guiding the pedagogic work of the teacher.KEYWORDS: Physical Education. Gender. High School. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928 10.18616/ce.v9i1.3928 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i1.3928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3928/5325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177 Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 158 - 177 2317-2452 10.18616/ce.v9i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938005913600 |