A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4729 |
Resumo: | O presente ensaio enfatiza a importância dorigor e da qualidade nas pesquisas em educação ao fomentar questionamentos relevantes na construção da pesquisa e da formação do pesquisador. O eixo nuclear desta proposição está no papel que os textos clássicos assumem tanto para a leitura interpretativa quanto para a elaboração textual, servindo, assim, como ponto de partida para o diálogo produtivo entre as problemáticas contemporâneas da formação humana e a tradição intelectual.O ensaio pretende mostrar, também, o papel fundamental da hermenêutica como mediadora entre o texto, o pesquisador e a produção textual, enquanto metodologia promotora de intenso exercício de si sobre si. A presente pesquisa tem caráter bibliográfico, de cunho hermenêutico. |
id |
UNESC-24_1c587cd4e6906e4954d3449eee87f1d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4729 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃOO presente ensaio enfatiza a importância dorigor e da qualidade nas pesquisas em educação ao fomentar questionamentos relevantes na construção da pesquisa e da formação do pesquisador. O eixo nuclear desta proposição está no papel que os textos clássicos assumem tanto para a leitura interpretativa quanto para a elaboração textual, servindo, assim, como ponto de partida para o diálogo produtivo entre as problemáticas contemporâneas da formação humana e a tradição intelectual.O ensaio pretende mostrar, também, o papel fundamental da hermenêutica como mediadora entre o texto, o pesquisador e a produção textual, enquanto metodologia promotora de intenso exercício de si sobre si. A presente pesquisa tem caráter bibliográfico, de cunho hermenêutico.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/472910.18616/ce.v8i1.4729Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4729/4553Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRizzi, Luciana Maria SchmidtRossetto, Miguel da SilvaCezar, Luciana Oltramari2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4729Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.892307Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
title |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO Rizzi, Luciana Maria Schmidt |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO |
author |
Rizzi, Luciana Maria Schmidt |
author_facet |
Rizzi, Luciana Maria Schmidt Rossetto, Miguel da Silva Cezar, Luciana Oltramari |
author_role |
author |
author2 |
Rossetto, Miguel da Silva Cezar, Luciana Oltramari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzi, Luciana Maria Schmidt Rossetto, Miguel da Silva Cezar, Luciana Oltramari |
description |
O presente ensaio enfatiza a importância dorigor e da qualidade nas pesquisas em educação ao fomentar questionamentos relevantes na construção da pesquisa e da formação do pesquisador. O eixo nuclear desta proposição está no papel que os textos clássicos assumem tanto para a leitura interpretativa quanto para a elaboração textual, servindo, assim, como ponto de partida para o diálogo produtivo entre as problemáticas contemporâneas da formação humana e a tradição intelectual.O ensaio pretende mostrar, também, o papel fundamental da hermenêutica como mediadora entre o texto, o pesquisador e a produção textual, enquanto metodologia promotora de intenso exercício de si sobre si. A presente pesquisa tem caráter bibliográfico, de cunho hermenêutico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4729 10.18616/ce.v8i1.4729 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4729 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.4729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4729/4553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938302660608 |