A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tischer, Wellington
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nierotka, Rosileia Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148
Resumo: O artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão.
id UNESC-24_1f234b4a19dea6063eb492d5254aeb73
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7148
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃOO artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/714810.18616/ce.v12i2.7148Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 452317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148/6736Copyright (c) 2023 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTischer, WellingtonNierotka, Rosileia Lucia2023-10-18T14:27:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7148Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:56Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
title A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
spellingShingle A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
Tischer, Wellington
title_short A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
title_full A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
title_fullStr A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
title_full_unstemmed A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
title_sort A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
author Tischer, Wellington
author_facet Tischer, Wellington
Nierotka, Rosileia Lucia
author_role author
author2 Nierotka, Rosileia Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tischer, Wellington
Nierotka, Rosileia Lucia
description O artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148
10.18616/ce.v12i2.7148
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i2.7148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148/6736
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45
Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45
2317-2452
10.18616/ce.v12i2
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415707996160