A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148 |
Resumo: | O artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão. |
id |
UNESC-24_1f234b4a19dea6063eb492d5254aeb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7148 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃOO artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/714810.18616/ce.v12i2.7148Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 452317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148/6736Copyright (c) 2023 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTischer, WellingtonNierotka, Rosileia Lucia2023-10-18T14:27:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7148Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:56Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
title |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
spellingShingle |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO Tischer, Wellington |
title_short |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
title_full |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
title_fullStr |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
title_sort |
A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO |
author |
Tischer, Wellington |
author_facet |
Tischer, Wellington Nierotka, Rosileia Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Nierotka, Rosileia Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tischer, Wellington Nierotka, Rosileia Lucia |
description |
O artigo investiga a associação entre a evasão de curso e características institucionais tais como localização dos campi, infraestrutura e o grau acadêmico em uma universidade pública em implantação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de dados secundários de 11.120 inscritos entre 2010 e 2014 na Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados apontam para: a) Evasão elevada durante a implantação (60%); b) os campi em cidades menores não estão associados com o abandono de cursos; c) a mudança das instalações provisórias para os campi definitivos sugere leve mudança na trajetória de evasão, mas não aponta para aumento da conclusão dos cursos de graduação; d) Bacharelados têm percentuais de abandono ligeiramente menores em comparação com os Licenciaturas, e e) Sugere-se uma política institucional com enfoque local de combate à retenção e evasão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148 10.18616/ce.v12i2.7148 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i2.7148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7148/6736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45 Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 45 2317-2452 10.18616/ce.v12i2 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415707996160 |