A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capra, Carmen Lúcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164
Resumo: Trata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação.
id UNESC-24_20053fc4d9134688fd868d3664050893
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4164
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADETrata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/416410.18616/ce.v7i1.4164Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164/3876Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapra, Carmen Lúcia2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4164Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.705134Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
title A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
spellingShingle A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
Capra, Carmen Lúcia
title_short A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
title_full A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
title_fullStr A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
title_sort A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
author Capra, Carmen Lúcia
author_facet Capra, Carmen Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capra, Carmen Lúcia
description Trata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164
10.18616/ce.v7i1.4164
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.4164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164/3876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938026885120