A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164 |
Resumo: | Trata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação. |
id |
UNESC-24_20053fc4d9134688fd868d3664050893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4164 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADETrata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/416410.18616/ce.v7i1.4164Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164/3876Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapra, Carmen Lúcia2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4164Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.705134Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
title |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE Capra, Carmen Lúcia |
title_short |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
title_full |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
title_sort |
A ARTE NA COMPOSIÇÃO METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E BREVES INTENÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE |
author |
Capra, Carmen Lúcia |
author_facet |
Capra, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capra, Carmen Lúcia |
description |
Trata-se de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164 10.18616/ce.v7i1.4164 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v7i1.4164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4164/3876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938026885120 |