IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110 |
Resumo: | No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. |
id |
UNESC-24_2192e2a3c863ce3012e85fbefc912b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6110 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/611010.18616/ce.v9i3.6110Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 113-129Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 113-129Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 113-1292317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110/5514Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliari, GilbertoTomazetti, Elisete MedianeiraRibas, Jéssica ErdSturza, Raquel Brum2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6110Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.370268Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
title |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
spellingShingle |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA Oliari, Gilberto |
title_short |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
title_full |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
title_fullStr |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
title_sort |
IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA |
author |
Oliari, Gilberto |
author_facet |
Oliari, Gilberto Tomazetti, Elisete Medianeira Ribas, Jéssica Erd Sturza, Raquel Brum |
author_role |
author |
author2 |
Tomazetti, Elisete Medianeira Ribas, Jéssica Erd Sturza, Raquel Brum |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliari, Gilberto Tomazetti, Elisete Medianeira Ribas, Jéssica Erd Sturza, Raquel Brum |
description |
No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110 10.18616/ce.v9i3.6110 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110/5514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 113-129 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 113-129 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 113-129 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938418003968 |