IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliari, Gilberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tomazetti, Elisete Medianeira, Ribas, Jéssica Erd, Sturza, Raquel Brum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110
Resumo:  No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de  textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. 
id UNESC-24_2192e2a3c863ce3012e85fbefc912b60
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6110
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de  textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/611010.18616/ce.v9i3.6110Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 113-129Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 113-129Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 113-1292317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110/5514Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliari, GilbertoTomazetti, Elisete MedianeiraRibas, Jéssica ErdSturza, Raquel Brum2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6110Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.370268Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
title IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
spellingShingle IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
Oliari, Gilberto
title_short IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
title_full IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
title_fullStr IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
title_full_unstemmed IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
title_sort IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA
author Oliari, Gilberto
author_facet Oliari, Gilberto
Tomazetti, Elisete Medianeira
Ribas, Jéssica Erd
Sturza, Raquel Brum
author_role author
author2 Tomazetti, Elisete Medianeira
Ribas, Jéssica Erd
Sturza, Raquel Brum
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliari, Gilberto
Tomazetti, Elisete Medianeira
Ribas, Jéssica Erd
Sturza, Raquel Brum
description  No presente artigo reconhecemos a escola como um espaço em que a diversidade humana se encontra. Nosso objetivo é refletir sobre as relações de alteridade que podem se estabelecer no espaço escolar a partir dos conceitos arendtianos de igualdade e diferença. Relacionamos esses conceitos ao campo da responsabilidade docente pela garantia da renovação do mundo comum, que pode acontecer através da natalidade das crianças, adolescentes e jovens que fazem seu processo formativo na escola. Através de uma busca teórico – bibliográfica aponta-se a lição (leitura e comentário de  textos) como uma possibilidade de aprendizagem e de exercício de reconhecimento da diversidade humana. Ao passo que a lição se produz em um espaço público de diálogos que possibilitam conhecer o Outro, podemos intuir que através dela é possível conhecer a si mesmo e construir novas formas de se relacionar e de conviver. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110
10.18616/ce.v9i3.6110
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6110/5514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 113-129
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 113-129
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 113-129
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938418003968