A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros Silveira, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917
Resumo: Resumo: A pesquisa discute as possibilidades de utilização da Estratégia do Arco de Maguerez na Problematização dos conteúdos na disciplina de Ciências do ensino fundamental II. A mesma foi fundamentada nos estudos de Berbel (1999-2006), Delizoicov (2001) e Paulo Freire (1983-2005). Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ensino superior do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura que já atuaram na educação básica. Os resultados demonstraram que a estratégia do Arco de Maguerez é uma grande potencializadora da problematização na disciplina de Ciências e requer por parte do professor, flexibilidade na seleção dos conteúdos e na organização do planejamento de ensino. Palavras-chaves: Problematização; Arco de Maguerez; Prática pedagógica; Ciências. 
id UNESC-24_3067e4746052378cb2f64ca865b09173
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4917
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIResumo: A pesquisa discute as possibilidades de utilização da Estratégia do Arco de Maguerez na Problematização dos conteúdos na disciplina de Ciências do ensino fundamental II. A mesma foi fundamentada nos estudos de Berbel (1999-2006), Delizoicov (2001) e Paulo Freire (1983-2005). Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ensino superior do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura que já atuaram na educação básica. Os resultados demonstraram que a estratégia do Arco de Maguerez é uma grande potencializadora da problematização na disciplina de Ciências e requer por parte do professor, flexibilidade na seleção dos conteúdos e na organização do planejamento de ensino. Palavras-chaves: Problematização; Arco de Maguerez; Prática pedagógica; Ciências. UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/491710.18616/ce.v11i1.4917Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 382317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917/6440Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, CristianeMedeiros Silveira, Zélia2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4917Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.349009Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
spellingShingle A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Martins, Cristiane
title_short A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_fullStr A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full_unstemmed A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_sort A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
author Martins, Cristiane
author_facet Martins, Cristiane
Medeiros Silveira, Zélia
author_role author
author2 Medeiros Silveira, Zélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristiane
Medeiros Silveira, Zélia
description Resumo: A pesquisa discute as possibilidades de utilização da Estratégia do Arco de Maguerez na Problematização dos conteúdos na disciplina de Ciências do ensino fundamental II. A mesma foi fundamentada nos estudos de Berbel (1999-2006), Delizoicov (2001) e Paulo Freire (1983-2005). Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ensino superior do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura que já atuaram na educação básica. Os resultados demonstraram que a estratégia do Arco de Maguerez é uma grande potencializadora da problematização na disciplina de Ciências e requer por parte do professor, flexibilidade na seleção dos conteúdos e na organização do planejamento de ensino. Palavras-chaves: Problematização; Arco de Maguerez; Prática pedagógica; Ciências. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917
10.18616/ce.v11i1.4917
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.4917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917/6440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938317340672