Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011 |
Resumo: | Este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba, Paraná, Brasil. Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade - Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde. |
id |
RCAP_8eb3af800519149623d9613ff58eacf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872016000100011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêuticoEducação em enfermagemEnsinoAprendizagem baseada em problemasJogos e brinquedosEste estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba, Paraná, Brasil. Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade - Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011Revista Portuguesa de Educação v.29 n.1 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011Fujita,Júnia Aparecida Laia da MataCarmona,Elenice ValentimShimo,Antonieta Keiko KakudaMecena,Elizane Henrique deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:58Zoai:scielo:S0871-91872016000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:23.915187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
title |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
spellingShingle |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico Fujita,Júnia Aparecida Laia da Mata Educação em enfermagem Ensino Aprendizagem baseada em problemas Jogos e brinquedos |
title_short |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
title_full |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
title_fullStr |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
title_full_unstemmed |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
title_sort |
Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico |
author |
Fujita,Júnia Aparecida Laia da Mata |
author_facet |
Fujita,Júnia Aparecida Laia da Mata Carmona,Elenice Valentim Shimo,Antonieta Keiko Kakuda Mecena,Elizane Henrique de |
author_role |
author |
author2 |
Carmona,Elenice Valentim Shimo,Antonieta Keiko Kakuda Mecena,Elizane Henrique de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fujita,Júnia Aparecida Laia da Mata Carmona,Elenice Valentim Shimo,Antonieta Keiko Kakuda Mecena,Elizane Henrique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino Aprendizagem baseada em problemas Jogos e brinquedos |
topic |
Educação em enfermagem Ensino Aprendizagem baseada em problemas Jogos e brinquedos |
description |
Este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba, Paraná, Brasil. Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade - Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.29 n.1 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275180744704 |