LIBRAS: CONTEXTO HISTÓRICO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA A INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Angela Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Wânia Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5284
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras na educação, bem como compreender as orientações legais no que tange a inserção do ensino obrigatório da Libras no ensino superior. A abordagem metodológica do presente artigo é qualitativa e o texto aqui apresentado é fruto de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de palavras-chaves como Educação Inclusiva, Libras e Cultura Surda. Também foi realizada uma pesquisa documental em torno da legislação vigente sobre o ensino obrigatório da Libras que tomou como referência a Constituição Federal promulgada em 1988, a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei nº 13146/2015 que dispõem sobre deficiência, inclusão social e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Busca-se como resultado da reflexão aqui apresentada explicitar o aporte técnico, teórico e prático para a disciplina de Libras nos cursos superiores baseados na legislação vigente.
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