CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421 |
Resumo: | O estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores. |
id |
UNESC-24_374fa7396263ea5721bea9bf2e12185f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5421 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICAO estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/542110.18616/ce.v11i1.5421Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 1212317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421/6444Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagani Daleffe, GiovanaCamargo, Gislene2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5421Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.711336Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Pagani Daleffe, Giovana |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
author |
Pagani Daleffe, Giovana |
author_facet |
Pagani Daleffe, Giovana Camargo, Gislene |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Gislene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagani Daleffe, Giovana Camargo, Gislene |
description |
O estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421 10.18616/ce.v11i1.5421 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.5421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421/6444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938365575168 |