CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani Daleffe, Giovana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camargo, Gislene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421
Resumo: O estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores.
id UNESC-24_374fa7396263ea5721bea9bf2e12185f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5421
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICAO estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/542110.18616/ce.v11i1.5421Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 1212317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421/6444Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagani Daleffe, GiovanaCamargo, Gislene2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5421Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.711336Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
title CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Pagani Daleffe, Giovana
title_short CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
author Pagani Daleffe, Giovana
author_facet Pagani Daleffe, Giovana
Camargo, Gislene
author_role author
author2 Camargo, Gislene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagani Daleffe, Giovana
Camargo, Gislene
description O estudo apresenta as contribuições da Psicopedagogia Institucional na Formação de Professores e justifica-se pela participação como egressa no Grupo de Pesquisa “Políticas, saberes e práticas de formação de professores” da UNESC, tendo como linha de Pesquisa “Saberes docentes e formação de professores”. Sua metodologia apresenta-se como pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é analisar como a ciência psicopedagógica pode contribuir para a formação continuada de professores e definiu-se como objetivos específicos: apresentar o papel da Psicopedagogia em seus campos clínico e institucional bem como relacionar a contribuição da Psicopedagogia Institucional na formação de professores. Para a elaboração do estudo, utilizou-se dos principais autores: ARGENTI (2001), BASTOS (2015), ESCOTT (2001), LIBÂNEO (2004), WEISS (1994), TARDIF (2000), NÓVOA (2017), GARCIA (1999). O trabalho está dividido nas seguintes sessões: O surgimento da Psicopedagogia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; A atuação profissional do/a Psicopedagogo/a nos campos: clínico e institucional; A instituição como espaço de relações de aprendizagem: o papel do psicopedagogo institucional; Diálogo entre a Psicopedagogia Institucional e a Formação de professores: coparticipação e engajamento colaborativo. O artigo dialoga com conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos e apresenta a relevância da atuação do Psicopedagogo Institucional na formação de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421
10.18616/ce.v11i1.5421
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.5421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5421/6444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 105 - 121
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938365575168