A constituição do olhar e escuta psicopedagógicos em uma professora de AEE : psicopedagoga institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peruzzo, Carine Rohrig
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193434
Resumo: Trata-se do estudo de caso de um menino de oito anos, aqui denominado Eduardo¹, estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lajeado- RS. O aluno apresenta dificuldades de aprendizagem e possui traços de transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Foi avaliado como detentor de inteligência limítrofe, com funcionamento aquém do seu potencial, e tem diagnóstico de hiperatividade. Esse estudo de caso é uma análise a partir da abordagem de uma psicopedagoga em formação, propondo intervenções através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Evidenciou-se uma mudança no olhar, inicialmente abordado pelo ponto de vista pedagógico, no espaço da sala de recursos multifuncional e que passa a ter uma análise ampliada sobre os aspectos afetivos-cognitivos, através da introdução do olhar do psicopedagogo institucional. Este novo olhar vai se constituindo no processo de intervenção, mediado pelas TICs.
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