CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6109 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, de procedimento monográfico, de abordagem histórica objetivando analisar, de forma crítica, os estágios do desenvolvimento da educação superior no Brasil até o ano de 2006. Com base nas fontes adotadas, verificou-se que, a situação atual da educação superior no país apresenta traços marcantes de todos os estágios que marcaram sua história, desde o período colonial, de onde se pode extrair as origens da elitização do ensino; do período republicano, responsável pelo início da regulação e da privatização da educação; passando pelo período de regime militar, a quem se deve o mérito pelo aumento no investimento nos programas de pós-graduação, que levou a consolidação de importantes programas; ao período neoliberal, com o avanço do protagonismo das instituições privadas, ao menos no que se refere a presença de mercado; seguido pelo período social-democrata dos governos de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se extrai o aperfeiçoamento na avaliação da educação superior no país e a nova divisão das espécies de instituições que formam o ensino superior brasileiro. |
id |
UNESC-24_4a5e0b7b99bd27a9f73a985c81058008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6109 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, de procedimento monográfico, de abordagem histórica objetivando analisar, de forma crítica, os estágios do desenvolvimento da educação superior no Brasil até o ano de 2006. Com base nas fontes adotadas, verificou-se que, a situação atual da educação superior no país apresenta traços marcantes de todos os estágios que marcaram sua história, desde o período colonial, de onde se pode extrair as origens da elitização do ensino; do período republicano, responsável pelo início da regulação e da privatização da educação; passando pelo período de regime militar, a quem se deve o mérito pelo aumento no investimento nos programas de pós-graduação, que levou a consolidação de importantes programas; ao período neoliberal, com o avanço do protagonismo das instituições privadas, ao menos no que se refere a presença de mercado; seguido pelo período social-democrata dos governos de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se extrai o aperfeiçoamento na avaliação da educação superior no país e a nova divisão das espécies de instituições que formam o ensino superior brasileiro. UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/610910.18616/ce.v11i1.6109Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 104Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 104Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 1042317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6109/6443Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Everaldo daPetris, Juliana PatríciaOliveira, Rafael Niebuhr Maia de2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6109Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.331316Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 Silva, Everaldo da |
title_short |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
title_full |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2006 |
author |
Silva, Everaldo da |
author_facet |
Silva, Everaldo da Petris, Juliana Patrícia Oliveira, Rafael Niebuhr Maia de |
author_role |
author |
author2 |
Petris, Juliana Patrícia Oliveira, Rafael Niebuhr Maia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Everaldo da Petris, Juliana Patrícia Oliveira, Rafael Niebuhr Maia de |
description |
Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, de procedimento monográfico, de abordagem histórica objetivando analisar, de forma crítica, os estágios do desenvolvimento da educação superior no Brasil até o ano de 2006. Com base nas fontes adotadas, verificou-se que, a situação atual da educação superior no país apresenta traços marcantes de todos os estágios que marcaram sua história, desde o período colonial, de onde se pode extrair as origens da elitização do ensino; do período republicano, responsável pelo início da regulação e da privatização da educação; passando pelo período de regime militar, a quem se deve o mérito pelo aumento no investimento nos programas de pós-graduação, que levou a consolidação de importantes programas; ao período neoliberal, com o avanço do protagonismo das instituições privadas, ao menos no que se refere a presença de mercado; seguido pelo período social-democrata dos governos de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se extrai o aperfeiçoamento na avaliação da educação superior no país e a nova divisão das espécies de instituições que formam o ensino superior brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6109 10.18616/ce.v11i1.6109 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6109 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.6109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6109/6443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 104 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 104 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 72 - 104 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938416955392 |