ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5062 |
Resumo: | O movimento “escola sem partido” tem ganhado força nos últimos anos no cenário político brasileiro, motivados pela crise estrutural que o sistema capitalista tem enfrentado, e pelas ascensões de grupos conservadores no poder legislativo/executivo. O objetivo deste trabalho é demostrar teoricamente como esta lei está estruturada e como influenciará no trabalho docente em geral e no caso do professor de geografia, tento como base as teorias da nova geografia ou geografia crítica para formular uma crítica a este movimento, partindo da aprovação PL Nº 130/2017 que estabelece o “programa escola sem partido” do município de Criciúma/SC no ano de 2017, e como este afetará a cátedra dos professores do município. |
id |
UNESC-24_4d25ac9f6f05a6cf1335814886166c70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5062 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULAO movimento “escola sem partido” tem ganhado força nos últimos anos no cenário político brasileiro, motivados pela crise estrutural que o sistema capitalista tem enfrentado, e pelas ascensões de grupos conservadores no poder legislativo/executivo. O objetivo deste trabalho é demostrar teoricamente como esta lei está estruturada e como influenciará no trabalho docente em geral e no caso do professor de geografia, tento como base as teorias da nova geografia ou geografia crítica para formular uma crítica a este movimento, partindo da aprovação PL Nº 130/2017 que estabelece o “programa escola sem partido” do município de Criciúma/SC no ano de 2017, e como este afetará a cátedra dos professores do município.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/506210.18616/ce.v8i1.5062Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5062/4556Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Gustavo Santos daPereira, Rafaela BritoGuadagnin, Mario Ricardo2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5062Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.836226Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
title |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
spellingShingle |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA Silva, José Gustavo Santos da |
title_short |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
title_full |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
title_fullStr |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
title_sort |
ESCOLA SEM PARTIDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AMEAÇA A CRITICIDADE DENTRO DE SALA DE AULA |
author |
Silva, José Gustavo Santos da |
author_facet |
Silva, José Gustavo Santos da Pereira, Rafaela Brito Guadagnin, Mario Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rafaela Brito Guadagnin, Mario Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Gustavo Santos da Pereira, Rafaela Brito Guadagnin, Mario Ricardo |
description |
O movimento “escola sem partido” tem ganhado força nos últimos anos no cenário político brasileiro, motivados pela crise estrutural que o sistema capitalista tem enfrentado, e pelas ascensões de grupos conservadores no poder legislativo/executivo. O objetivo deste trabalho é demostrar teoricamente como esta lei está estruturada e como influenciará no trabalho docente em geral e no caso do professor de geografia, tento como base as teorias da nova geografia ou geografia crítica para formular uma crítica a este movimento, partindo da aprovação PL Nº 130/2017 que estabelece o “programa escola sem partido” do município de Criciúma/SC no ano de 2017, e como este afetará a cátedra dos professores do município. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5062 10.18616/ce.v8i1.5062 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5062 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.5062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5062/4556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938334117888 |