O SENTIDO DE RETOMAR A CORAGEM DA VERDADE (1984)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6990 |
Resumo: | Este texto reflete acerca do sentido de retomar o último curso de Michel Foucault no Collège de France. Para tanto, além da oportunidade de reler os últimos atos discursivos de Foucault já bastante abatido pelo adoecimento progressivo, a possibilidade de compartilhar e compreender o legado foucaultiano. Também acompanhar o pensamento que toma a História como um palco para perseguir os significados do dizer-verdadeiro em cada contexto a partir de Sócrates. Esse retorno ao mestre do cuidado de si, de alguma forma, reúne uma espécie de conjunto de atributos parresiásticos que inaugura e, ao mesmo tempo, leva às últimas consequências – inclusive à morte – o sentido desse discurso destemido, contundente e inquietante que funciona como um legado para a Filosofia ou que a sintetiza de algum modo como na imagem cínica da armadura de vida. |
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O SENTIDO DE RETOMAR A CORAGEM DA VERDADE (1984)Este texto reflete acerca do sentido de retomar o último curso de Michel Foucault no Collège de France. Para tanto, além da oportunidade de reler os últimos atos discursivos de Foucault já bastante abatido pelo adoecimento progressivo, a possibilidade de compartilhar e compreender o legado foucaultiano. Também acompanhar o pensamento que toma a História como um palco para perseguir os significados do dizer-verdadeiro em cada contexto a partir de Sócrates. Esse retorno ao mestre do cuidado de si, de alguma forma, reúne uma espécie de conjunto de atributos parresiásticos que inaugura e, ao mesmo tempo, leva às últimas consequências – inclusive à morte – o sentido desse discurso destemido, contundente e inquietante que funciona como um legado para a Filosofia ou que a sintetiza de algum modo como na imagem cínica da armadura de vida. UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/699010.18616/ce.v10i2.6990Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 6-19Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 6-19Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 6-192317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6990/6107Copyright (c) 2022 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, David da SilvaVicentin, Marcelo2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6990Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:16.552304Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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