ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6035 |
Resumo: | Resumo: Com a figura de um guarda-chuva, imagem singela, tece-se a escrita de um texto que procura nas sutilezas das coisas simples, encontrar potências para a resistência. Eis que surge também um personagem que leva a escrita para a crença de que é possível sim, através de pequenas ações, hipergestos e extervenções exercer micropolíticas que denunciam as macro-extratificações e assim, um combate ativo se fez (por Jonas Hanway) e se faz (por mim, por você, por qualquer um) contrários aos fascismos impostos. Os conceitos de resistência e combate são tecidos pelo filósofo francês Gilles Deleuze (1997) e nos propulsionam a pensar ações insurgentes às mazelas atuais, assim como, na sequência final do texto, onde campos de possibilidades são abertos com estudos e grupos de pesquisas que já veem realizando tais feitos.Palavras-chave: combate; resistências; fascismo; hipergestos; extervenções. |
id |
UNESC-24_597d53d4d0d6ad93537a8d6dc9b0ed69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6035 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTESResumo: Com a figura de um guarda-chuva, imagem singela, tece-se a escrita de um texto que procura nas sutilezas das coisas simples, encontrar potências para a resistência. Eis que surge também um personagem que leva a escrita para a crença de que é possível sim, através de pequenas ações, hipergestos e extervenções exercer micropolíticas que denunciam as macro-extratificações e assim, um combate ativo se fez (por Jonas Hanway) e se faz (por mim, por você, por qualquer um) contrários aos fascismos impostos. Os conceitos de resistência e combate são tecidos pelo filósofo francês Gilles Deleuze (1997) e nos propulsionam a pensar ações insurgentes às mazelas atuais, assim como, na sequência final do texto, onde campos de possibilidades são abertos com estudos e grupos de pesquisas que já veem realizando tais feitos.Palavras-chave: combate; resistências; fascismo; hipergestos; extervenções.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/603510.18616/ce.v9i3.6035Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 13-32Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 13-32Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 13-322317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6035/5520Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessguarienti, laisa blancy de oliveira2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6035Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.672547Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
title |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES guarienti, laisa blancy de oliveira |
title_short |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
title_full |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
title_sort |
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA ENFRENTAR OS FASCISMOS LATENTES |
author |
guarienti, laisa blancy de oliveira |
author_facet |
guarienti, laisa blancy de oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
guarienti, laisa blancy de oliveira |
description |
Resumo: Com a figura de um guarda-chuva, imagem singela, tece-se a escrita de um texto que procura nas sutilezas das coisas simples, encontrar potências para a resistência. Eis que surge também um personagem que leva a escrita para a crença de que é possível sim, através de pequenas ações, hipergestos e extervenções exercer micropolíticas que denunciam as macro-extratificações e assim, um combate ativo se fez (por Jonas Hanway) e se faz (por mim, por você, por qualquer um) contrários aos fascismos impostos. Os conceitos de resistência e combate são tecidos pelo filósofo francês Gilles Deleuze (1997) e nos propulsionam a pensar ações insurgentes às mazelas atuais, assim como, na sequência final do texto, onde campos de possibilidades são abertos com estudos e grupos de pesquisas que já veem realizando tais feitos.Palavras-chave: combate; resistências; fascismo; hipergestos; extervenções. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6035 10.18616/ce.v9i3.6035 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6035 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6035/5520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 13-32 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 13-32 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 13-32 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938394935296 |