Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_77e9c898890b048e618d294a891420bc
oai_identifier_str oai::876720
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adianteDrawings of wandering ways : what life learns when it decides to go aheadAprendizagemVidaAmizadeCinemaLearningLifeFriendshipMovieOrientador: Silvio Donizetti de Oliveira GalloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Uma dissertação escrita entre o encontro de um filme, de um percurso teóricofilosófico e de outros atravessamentos. Lua de Papel (Paper Mon, 1973, direção Peter Bogdanovich) guia à escrita, e é com este filme que se acompanha o problema deste trabalho: o que aprende uma vida quando decide seguir adiante? Seguir adiante, no sentido da potência que o termo comporta; uma criação, um suscitar o novo, um inédito. Tem-se uma grande viagem (extensiva); percorrem-se estradas dos Estados Unidos da América; um filme estilo road movie, tem-se dois personagens principais e é com eles que se deslizam traçados sobre uma amizade, uma aliança, um encontro; tem-se a duração do percurso (intensivo), que ultrapassa questões espaços-temporais; duração no sentido de afecções, de forças que atravessam e marcam as duas vidas dos personagens; tem-se estratégias de resistência nessa viagem, certo maneirismo/estilo de vida é criado entre os dois. Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault, além do filme, são os principais intercessores deste escrito e para fechar um triângulo, surge um olhar na diagonal de um espectador, que não analisa o filme, que não escreve uma dissertação filosófica; um flaneur surge aí como observador e pensador, ele alça sobrevoos e surge como conectivo de novas formas de pensar sobre algo já pensado, e ao longo do texto, experimenta alguns conceitos destes filósofos para problematizar, junto com a educação, a aprendizagem deambulante. Este termo composto é que suporta a tese principal deste trabalho. Esse um aprender deambulante que acompanha todo um percurso de uma vida, quando ela se abre ao inédito e decide seguir adiante.Abstract: A master thesis written among the meeting of a movie, a theoretical and philosophical journey and other crisscrosses. The movie (PaperMon, 1973, directed by Peter Bogdanovich) drives this writing and keeps pace with this research issue: what life learns when it decides to go ahead? 'To go ahead' in the sense of the potency this term carries; a creation, the act of bringing forth something new, something out of the ordinary. There is a long trip (extensive) where roads are traversed in the United States. A road movie film with two main characters and sliding drawings of a friendship, an alliance, an encounter. It ha been a duration (intensive) in the way that goes beyond temporal space matters. Duration in the sense of affections and forces that crosses and leaves a mark on both characters lives. There are tactics of resistance on this journey; a certain way of life is created among the characters. Apart from the movie, Gilles Deleuze, Félix Guatarri and Michel Foucault are the main intercessors of this thesis. In order for an outcome of this triangle of forces a diagonal look of a viewer - who neither analyzes the film nor writes a philosophical essay - arises. A flâneur emerges as an observer and a thinker who lifts overflights as a connective of new ways of thinking on what has already been thought. Experimenting with some of the concepts of these philosophers throughout the thesis in order to discuss education and the 'wandering learning process': a compound term which backs up this essay. A 'wandering learning process' that follows us along the way when life decides to take an unprecedented step and go ahead.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Corrêa, Guilherme CarlosOliveira Junior, Wencesláo Machado dePreve, Ana Maria HoerpesGodoy, Ana Lúcia deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf96 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Traçados deambulantes: o que uma vida aprende quando decide seguir adiante. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876720porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:06Zoai::876720Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
Drawings of wandering ways : what life learns when it decides to go ahead
title Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
spellingShingle Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
Guarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-
Aprendizagem
Vida
Amizade
Cinema
Learning
Life
Friendship
Movie
title_short Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
title_full Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
title_fullStr Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
title_full_unstemmed Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
title_sort Traçados deambulantes : o que uma vida aprende quando decide seguir adiante
author Guarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-
author_facet Guarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Corrêa, Guilherme Carlos
Oliveira Junior, Wencesláo Machado de
Preve, Ana Maria Hoerpes
Godoy, Ana Lúcia de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarienti, Laisa Blancy de Oliveira, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Vida
Amizade
Cinema
Learning
Life
Friendship
Movie
topic Aprendizagem
Vida
Amizade
Cinema
Learning
Life
Friendship
Movie
description Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Traçados deambulantes: o que uma vida aprende quando decide seguir adiante. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582
identifier_str_mv GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Traçados deambulantes: o que uma vida aprende quando decide seguir adiante. 2012. 96 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618582. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
96 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189084235563008