ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2469 |
Resumo: | No Brasil, a transição do regime militar à democracia trouxe ao cenáriopolítico novos valores e perspectivas. Dentre eles, a de garantia de direitos econstrução da cidadania. A organização da sociedade civil na reivindicação deseus direitos confirmou tal questão trazendo para discussão os direitos e deveresdos indivíduos em busca de sua legitimidade.A Constituição Federal (1988), no artigo 1o indica, como fundamentos doEstado Democrático de Direito, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoahumana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996) no art. 2o, estabelece que:“a educação [...] tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seupreparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.Entretanto, a realidade vivenciada nas escolas brasileiras tem sido bemdiferente. Crianças, adolescentes e jovens têm sido excluídos, ainda queindiretamente, do direito à educação, quando apesar de possuírem acesso àeducação básica, acabam por receber um ensino que não lhes dê condições deampliar seu horizonte acadêmico e profissional. Esse artigo tem por objetivo, fazeruma análise de alguns aspectos históricos e culturais da política educacionalbrasileira, buscando compreender suas características e sua influência naatualidade. |
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ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRANo Brasil, a transição do regime militar à democracia trouxe ao cenáriopolítico novos valores e perspectivas. Dentre eles, a de garantia de direitos econstrução da cidadania. A organização da sociedade civil na reivindicação deseus direitos confirmou tal questão trazendo para discussão os direitos e deveresdos indivíduos em busca de sua legitimidade.A Constituição Federal (1988), no artigo 1o indica, como fundamentos doEstado Democrático de Direito, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoahumana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996) no art. 2o, estabelece que:“a educação [...] tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seupreparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.Entretanto, a realidade vivenciada nas escolas brasileiras tem sido bemdiferente. Crianças, adolescentes e jovens têm sido excluídos, ainda queindiretamente, do direito à educação, quando apesar de possuírem acesso àeducação básica, acabam por receber um ensino que não lhes dê condições deampliar seu horizonte acadêmico e profissional. Esse artigo tem por objetivo, fazeruma análise de alguns aspectos históricos e culturais da política educacionalbrasileira, buscando compreender suas características e sua influência naatualidade.UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/246910.18616/ce.v5i1.2469Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2469/2342Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Ione da Silva Cunha2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2469Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.845058Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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