CONSIDERAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6696 |
Resumo: | Este artigo é resultado do Estágio Curricular Supervisionado II e III realizado com a turma 81 na escola Padre Anchieta, em Florianópolis, no ano letivo de 2019. A discussão apresenta a investigação realizada nesse âmbito sobre recepções de estudantes da história indígena por meio de uma pedagogia decolonial, voltada para as narrativas dos próprios sujeitos e suas diversas formas de ser, estar e se colocar no mundo. A temática indígena foi abordada durante três semanas, totalizando nove aulas nas quais priorizou-se a utilização de mídias audiovisuais, reportagens e notícias atuais. Tendo em mente recentes ponderações relativas a implementação da Lei 11.645/2008 analisou-se as atividades propostas e as respostas dos estudantes à metodologia. Nessa direção manteve-se sempre em foco o caráter múltiplo e singular das experiências, o que conduziu a construção de novos caminhos e diversas encruzilhadas.Palavras-chave: pedagogia decolonial; ensino de História; história indígena. |
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CONSIDERAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIALEste artigo é resultado do Estágio Curricular Supervisionado II e III realizado com a turma 81 na escola Padre Anchieta, em Florianópolis, no ano letivo de 2019. A discussão apresenta a investigação realizada nesse âmbito sobre recepções de estudantes da história indígena por meio de uma pedagogia decolonial, voltada para as narrativas dos próprios sujeitos e suas diversas formas de ser, estar e se colocar no mundo. A temática indígena foi abordada durante três semanas, totalizando nove aulas nas quais priorizou-se a utilização de mídias audiovisuais, reportagens e notícias atuais. Tendo em mente recentes ponderações relativas a implementação da Lei 11.645/2008 analisou-se as atividades propostas e as respostas dos estudantes à metodologia. Nessa direção manteve-se sempre em foco o caráter múltiplo e singular das experiências, o que conduziu a construção de novos caminhos e diversas encruzilhadas.Palavras-chave: pedagogia decolonial; ensino de História; história indígena.UNESC2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/669610.18616/ce.v10i1.6696Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 1 (2021): Criar Educação; 223-242Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Criar Educação; 223-242Criar Educação; v. 10 n. 1 (2021): Criar Educação; 223-2422317-245210.18616/ce.v10i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6696/5749Copyright (c) 2021 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGohl, Helena Fediukda Silva, Cristiani Bereta2021-07-20T18:08:23Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6696Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.864904Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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