UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lau Filho, Waldy Luiz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074
Resumo: Esse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo.
id UNESC-24_7a10f1dad5d2a6b0c1eaef3cf595438f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6074
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICAEsse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo.UNESC2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/607410.18616/ce.v11i2.6074Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164Criar Educação; v. 11 n. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 1642317-245210.18616/ce.v11i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074/6558Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLau Filho, Waldy Luiz2023-02-09T15:04:43Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6074Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.144542Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
title UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
Lau Filho, Waldy Luiz
title_short UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
author Lau Filho, Waldy Luiz
author_facet Lau Filho, Waldy Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lau Filho, Waldy Luiz
description Esse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074
10.18616/ce.v11i2.6074
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i2.6074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074/6558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164
Criar Educação; v. 11 n. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164
2317-2452
10.18616/ce.v11i2
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938409615360