UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074 |
Resumo: | Esse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo. |
id |
UNESC-24_7a10f1dad5d2a6b0c1eaef3cf595438f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6074 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICAEsse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo.UNESC2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/607410.18616/ce.v11i2.6074Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164Criar Educação; v. 11 n. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 1642317-245210.18616/ce.v11i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074/6558Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLau Filho, Waldy Luiz2023-02-09T15:04:43Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6074Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.144542Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA Lau Filho, Waldy Luiz |
title_short |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
UM PASSADO PELA FRENTE: HISTÓRIA VIVA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Lau Filho, Waldy Luiz |
author_facet |
Lau Filho, Waldy Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lau Filho, Waldy Luiz |
description |
Esse artigo procura refletir sobre a disciplina de história na educação básica brasileira, tendo como referencial o conceito de história viva. Para sua constituição utilizou-se como percurso metodológico uma discussão com autores de referência para o estudo do currículo de história e para o campo da educação histórica. O ensaio apresenta o currículo de história da educação básica como uma história vivida em tempo real, como também conecta a educação histórica a um passado que permanentemente se ressignifica. Nesse sentido, a reflexão aborda os limites e as possibilidades trazidas para essa discussão pela utilização de narrativas autobiográficas em aulas de história. O texto propõe que a atribuição de sentido à experiência histórica é um requisito necessário à vida, a novas formas de aprendizagens e a novos modos de habitar o mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074 10.18616/ce.v11i2.6074 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i2.6074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6074/6558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164 Criar Educação; v. 11 n. 2 (2022): Revista Criar Educação; 151 - 164 2317-2452 10.18616/ce.v11i2 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938409615360 |