Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188002
Resumo: Este artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas.
id UFRGS-2_14fa671531a5fb8a8e626bbe3f45152f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton MulletSeffner, Fernando2019-01-22T02:36:42Z20181806-3993http://hdl.handle.net/10183/188002001082818Este artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas.This article discusses socially controversial subjects and sensitive themes in the context of History teaching. Socially keen questions are built nowadays on History curricula’s privileged objects, according to social demands of identity groups, such as minorities, and movements that seek to restrict the freedom to teach and the right to learn, which are guaranteed by the Brazilian Federal Constitution of 1988. This study aims to analyze the category of living past as a central element in History teaching curricula establishment, thus, we made a double movement: productivity of residuality and remnant concepts, and the connection of History teaching with the field of education about human rights. We conclude by discussing some school situations that faced these issues.application/pdfporRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 14-33Ensino de históriaResidualityRemaining formsSensitive educationEnsino de história : passados vivos e educação em questões sensíveisTeaching history : living pasts and education on sensitive issuesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082818.pdf.txt001082818.pdf.txtExtracted Texttext/plain52126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/2/001082818.pdf.txtb3ee6ae896bcf5e516eb7095d248ded2MD52ORIGINAL001082818.pdfTexto completoapplication/pdf508687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/1/001082818.pdf03b89001379164f8a384e7591cb5af59MD5110183/1880022019-01-23 02:37:29.274785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188002Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-01-23T04:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching history : living pasts and education on sensitive issues
title Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
spellingShingle Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
Pereira, Nilton Mullet
Ensino de história
Residuality
Remaining forms
Sensitive education
title_short Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
title_full Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
title_fullStr Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
title_full_unstemmed Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
title_sort Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
topic Ensino de história
Residuality
Remaining forms
Sensitive education
dc.subject.eng.fl_str_mv Residuality
Remaining forms
Sensitive education
description Este artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-22T02:36:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188002
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082818
identifier_str_mv 1806-3993
001082818
url http://hdl.handle.net/10183/188002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 14-33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/2/001082818.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/1/001082818.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3ee6ae896bcf5e516eb7095d248ded2
03b89001379164f8a384e7591cb5af59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725040584556544