Ensino de história : passados vivos e educação em questões sensíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188002 |
Resumo: | Este artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas. |
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Pereira, Nilton MulletSeffner, Fernando2019-01-22T02:36:42Z20181806-3993http://hdl.handle.net/10183/188002001082818Este artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas.This article discusses socially controversial subjects and sensitive themes in the context of History teaching. Socially keen questions are built nowadays on History curricula’s privileged objects, according to social demands of identity groups, such as minorities, and movements that seek to restrict the freedom to teach and the right to learn, which are guaranteed by the Brazilian Federal Constitution of 1988. This study aims to analyze the category of living past as a central element in History teaching curricula establishment, thus, we made a double movement: productivity of residuality and remnant concepts, and the connection of History teaching with the field of education about human rights. We conclude by discussing some school situations that faced these issues.application/pdfporRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 14-33Ensino de históriaResidualityRemaining formsSensitive educationEnsino de história : passados vivos e educação em questões sensíveisTeaching history : living pasts and education on sensitive issuesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082818.pdf.txt001082818.pdf.txtExtracted Texttext/plain52126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/2/001082818.pdf.txtb3ee6ae896bcf5e516eb7095d248ded2MD52ORIGINAL001082818.pdfTexto completoapplication/pdf508687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188002/1/001082818.pdf03b89001379164f8a384e7591cb5af59MD5110183/1880022019-01-23 02:37:29.274785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188002Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-01-23T04:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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