SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a Síndrome de burnout em professores. Método: Trata-se de uma revisão de literatura com natureza descritiva. Para a coleta dos dados, foram consideradas as bases de dados Lilacs, Scielo e livros. Os resultados mostraram que os principais fatores estressores para a síndrome de burnout são excesso de carga horária no trabalho, escassez de materiais didáticos, conflitos com os alunos, número elevado de discentes nas salas de aulas, insegurança no ambiente escolar, desrespeito para com o professor, mau comportamento dos alunos. |
id |
UNESC-24_7d04dcd2e5ea1d9146a2eb58c5ff03a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1736 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORESO presente trabalho tem como objetivo discutir a Síndrome de burnout em professores. Método: Trata-se de uma revisão de literatura com natureza descritiva. Para a coleta dos dados, foram consideradas as bases de dados Lilacs, Scielo e livros. Os resultados mostraram que os principais fatores estressores para a síndrome de burnout são excesso de carga horária no trabalho, escassez de materiais didáticos, conflitos com os alunos, número elevado de discentes nas salas de aulas, insegurança no ambiente escolar, desrespeito para com o professor, mau comportamento dos alunos.UNESC2014-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736Revista Criar Educação; Vol. 3 No. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 3 n. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736/1723Salvagioni, Denise Albieri JodasPereira, Gisele Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:27:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1736Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.782864Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
title |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
spellingShingle |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES Salvagioni, Denise Albieri Jodas |
title_short |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
title_full |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
title_fullStr |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
title_sort |
SÍNDROME DE BURNOUT: DISCUTINDO A DOENÇA EM PROFESSORES |
author |
Salvagioni, Denise Albieri Jodas |
author_facet |
Salvagioni, Denise Albieri Jodas Pereira, Gisele Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Gisele Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvagioni, Denise Albieri Jodas Pereira, Gisele Aparecida |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir a Síndrome de burnout em professores. Método: Trata-se de uma revisão de literatura com natureza descritiva. Para a coleta dos dados, foram consideradas as bases de dados Lilacs, Scielo e livros. Os resultados mostraram que os principais fatores estressores para a síndrome de burnout são excesso de carga horária no trabalho, escassez de materiais didáticos, conflitos com os alunos, número elevado de discentes nas salas de aulas, insegurança no ambiente escolar, desrespeito para com o professor, mau comportamento dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1736/1723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 3 No. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Revista Criar Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Criar Educação; v. 3 n. 2 (2014): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346936947900416 |