AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035 |
Resumo: | A importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. Tecnologias |
id |
UNESC-24_813946f2782face9f9ab7edeb9d49bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5035 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITALA importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. TecnologiasUNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/503510.18616/ce.v8i1.5035Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035/4558Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciana Nunes GarciaSantos, Vanice dosDresch, Jaime Farias2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5035Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.659979Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL Ferreira, Luciana Nunes Garcia |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL |
author |
Ferreira, Luciana Nunes Garcia |
author_facet |
Ferreira, Luciana Nunes Garcia Santos, Vanice dos Dresch, Jaime Farias |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vanice dos Dresch, Jaime Farias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luciana Nunes Garcia Santos, Vanice dos Dresch, Jaime Farias |
description |
A importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. Tecnologias |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035 10.18616/ce.v8i1.5035 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.5035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035/4558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938327826432 |