AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana Nunes Garcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Vanice dos, Dresch, Jaime Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035
Resumo: A importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. Tecnologias
id UNESC-24_813946f2782face9f9ab7edeb9d49bc8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5035
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITALA importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. TecnologiasUNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/503510.18616/ce.v8i1.5035Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035/4558Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciana Nunes GarciaSantos, Vanice dosDresch, Jaime Farias2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5035Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.659979Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
title AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
Ferreira, Luciana Nunes Garcia
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
author Ferreira, Luciana Nunes Garcia
author_facet Ferreira, Luciana Nunes Garcia
Santos, Vanice dos
Dresch, Jaime Farias
author_role author
author2 Santos, Vanice dos
Dresch, Jaime Farias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana Nunes Garcia
Santos, Vanice dos
Dresch, Jaime Farias
description A importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. Tecnologias
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035
10.18616/ce.v8i1.5035
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.5035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5035/4558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938327826432