O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EUZEBIO, CARLOS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: NEVES, RUI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252
Resumo: Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos.
id UNESC-24_8ae31dcc29c2b5b7a6a2d4f6b874cfc4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8252
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professoresOs Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos.UNESC2023-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/825210.18616/ce.v12i2.8252Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 3122317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252/6784Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEUZEBIO, CARLOSNEVES, RUI2024-03-06T17:42:24Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8252Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-06T17:42:24Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
title O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
spellingShingle O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
EUZEBIO, CARLOS
title_short O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
title_full O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
title_fullStr O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
title_full_unstemmed O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
title_sort O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
author EUZEBIO, CARLOS
author_facet EUZEBIO, CARLOS
NEVES, RUI
author_role author
author2 NEVES, RUI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv EUZEBIO, CARLOS
NEVES, RUI
description Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252
10.18616/ce.v12i2.8252
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i2.8252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252/6784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312
Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312
2317-2452
10.18616/ce.v12i2
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415670247424