O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252 |
Resumo: | Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos. |
id |
UNESC-24_8ae31dcc29c2b5b7a6a2d4f6b874cfc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8252 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professoresOs Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos.UNESC2023-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/825210.18616/ce.v12i2.8252Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 3122317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252/6784Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEUZEBIO, CARLOSNEVES, RUI2024-03-06T17:42:24Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8252Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-06T17:42:24Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
title |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
spellingShingle |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores EUZEBIO, CARLOS |
title_short |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
title_full |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
title_fullStr |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
title_full_unstemmed |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
title_sort |
O ensino da tática e da estratégia nos JEC nas aulas de educação física em Portugal: o olhar dos professores |
author |
EUZEBIO, CARLOS |
author_facet |
EUZEBIO, CARLOS NEVES, RUI |
author_role |
author |
author2 |
NEVES, RUI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EUZEBIO, CARLOS NEVES, RUI |
description |
Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) ocupam lugar central como conteúdo das aulas de Educação Física (EF). Esse artigo tem como objetivo analisar a forma como professores de EF em Portugal compreendem e organizam didaticamente o conteúdo tática e estratégia em suas aulas. A partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizamos uma entrevista com seis professores que atuam em escolas da região de Aveiro em Portugal. É possível afirmar que o conteúdo tática e estratégia dos JEC está presente nas aulas de EF. Os professores procuram evitar métodos analíticos de ensino da tática e da estratégia e apresentaram dificuldades para expressar as diferenças entre os dois conceitos. Os professores apontaram como principais obstáculos para o ensino da tática e da estratégia o pouco tempo didático possível e a heterogeneidade das competências e interesses dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252 10.18616/ce.v12i2.8252 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i2.8252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8252/6784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312 Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 295 - 312 2317-2452 10.18616/ce.v12i2 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415670247424 |