A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Bruno de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Ana Clara Aparecida Alves de, Caregnato, Célia Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4101
Resumo: Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas. Palavras-chave: Durkheim; Educação Moral; Moralidade; Escola Sem Partido.THE MORAL EDUCATION IN EMILE DURKHEIM AND THE CONTEMPORARY STRUGGLES FOR CONTROL SURROUNDING THE BRAZILIAN FORMAL SCHOOLING SYSTEM.ABSTRACTThis essay has the objective to dissert about the role of education to the construction of moral for the sociologist Emile Durkheim relating it to the conservative advancements oriented to the control of the formal schooling system. It is understood that movements for a conservative education, as we have denominated them, founded by a hyperindividualized and blurred idea of individual, turn out deconstructing the illuminist paradigm of education preconized by the French master. These movements elaborate such deconstruction, but do not put forward clearly any proposition of what kind of individual or society emerge at the end of their alleged schooling system. In effect, this anti-purposeful and anti-modern articulation has the potential to conduct society much more to an anomic state than to bring about indeed cohesive social structures.Keywords: Durkheim; Moral Education; Morality; Non-partisan school.
id UNESC-24_8f94e18b7794ac5a84d626fc673f8ec7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4101
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas. Palavras-chave: Durkheim; Educação Moral; Moralidade; Escola Sem Partido.THE MORAL EDUCATION IN EMILE DURKHEIM AND THE CONTEMPORARY STRUGGLES FOR CONTROL SURROUNDING THE BRAZILIAN FORMAL SCHOOLING SYSTEM.ABSTRACTThis essay has the objective to dissert about the role of education to the construction of moral for the sociologist Emile Durkheim relating it to the conservative advancements oriented to the control of the formal schooling system. It is understood that movements for a conservative education, as we have denominated them, founded by a hyperindividualized and blurred idea of individual, turn out deconstructing the illuminist paradigm of education preconized by the French master. These movements elaborate such deconstruction, but do not put forward clearly any proposition of what kind of individual or society emerge at the end of their alleged schooling system. In effect, this anti-purposeful and anti-modern articulation has the potential to conduct society much more to an anomic state than to bring about indeed cohesive social structures.Keywords: Durkheim; Moral Education; Morality; Non-partisan school.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/410110.18616/ce.v9i1.4101Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 21-40Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 21-40Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 21-402317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4101/6121Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Bruno de SouzaSouza, Ana Clara Aparecida Alves deCaregnato, Célia Elizabete2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4101Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.368108Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
title A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
spellingShingle A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
Lessa, Bruno de Souza
title_short A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
title_full A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
title_fullStr A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
title_sort A EDUCAÇÃO MORAL EM EMILE DURKHEIM E AS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DO SISTEMA FORMAL DE ENSINO BRASILEIRO.
author Lessa, Bruno de Souza
author_facet Lessa, Bruno de Souza
Souza, Ana Clara Aparecida Alves de
Caregnato, Célia Elizabete
author_role author
author2 Souza, Ana Clara Aparecida Alves de
Caregnato, Célia Elizabete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Bruno de Souza
Souza, Ana Clara Aparecida Alves de
Caregnato, Célia Elizabete
description Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas. Palavras-chave: Durkheim; Educação Moral; Moralidade; Escola Sem Partido.THE MORAL EDUCATION IN EMILE DURKHEIM AND THE CONTEMPORARY STRUGGLES FOR CONTROL SURROUNDING THE BRAZILIAN FORMAL SCHOOLING SYSTEM.ABSTRACTThis essay has the objective to dissert about the role of education to the construction of moral for the sociologist Emile Durkheim relating it to the conservative advancements oriented to the control of the formal schooling system. It is understood that movements for a conservative education, as we have denominated them, founded by a hyperindividualized and blurred idea of individual, turn out deconstructing the illuminist paradigm of education preconized by the French master. These movements elaborate such deconstruction, but do not put forward clearly any proposition of what kind of individual or society emerge at the end of their alleged schooling system. In effect, this anti-purposeful and anti-modern articulation has the potential to conduct society much more to an anomic state than to bring about indeed cohesive social structures.Keywords: Durkheim; Moral Education; Morality; Non-partisan school.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4101
10.18616/ce.v9i1.4101
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4101
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i1.4101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4101/6121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 21-40
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 21-40
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 21-40
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938015350784