DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Gonçalves, Carla Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Bittencourt, Ricardo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773
Resumo: This article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day.
id UNESC-24_95e6544cc4b0a443f4a3884825b989dd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7773
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOSThis article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day.O presente artigo objetivou analisar os desafios apresentados por docentes que atuam junto a estudantes com deficiência na implementação da educação inclusiva a partir das suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Santa Catarina, com oito professoras participantes. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, buscou-se especificamente dar ênfase ao olhar dessas professoras assim, compreender melhor a educação inclusiva e seus desafios. Por meio das entrevistas, as professoras apresentam alguns desafios que dificultam a implementação da inclusão e contribuem para que elas não se sintam preparadas para atuarem de forma inclusiva. Os relatos evidenciaram que a inclusão escolar ainda é um desafio que necessita ser enfrentado por todos, pois apesar das conquistas, muito ainda precisa ser feito para que a cada dia o que está proposto em lei seja o que acontece na escola.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/777310.18616/ce.v12i2.7773Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 1022317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773/6717Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Gonçalves, Carla Robertade Bittencourt, Ricardo Luiz2023-10-18T14:27:54Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7773Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:54Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
title DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
spellingShingle DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
da Silva Gonçalves, Carla Roberta
title_short DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
title_full DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
title_fullStr DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
title_full_unstemmed DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
title_sort DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
author da Silva Gonçalves, Carla Roberta
author_facet da Silva Gonçalves, Carla Roberta
de Bittencourt, Ricardo Luiz
author_role author
author2 de Bittencourt, Ricardo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Gonçalves, Carla Roberta
de Bittencourt, Ricardo Luiz
description This article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773
10.18616/ce.v12i2.7773
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i2.7773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773/6717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102
Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102
2317-2452
10.18616/ce.v12i2
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415717433344