DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773 |
Resumo: | This article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day. |
id |
UNESC-24_95e6544cc4b0a443f4a3884825b989dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7773 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOSThis article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day.O presente artigo objetivou analisar os desafios apresentados por docentes que atuam junto a estudantes com deficiência na implementação da educação inclusiva a partir das suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Santa Catarina, com oito professoras participantes. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, buscou-se especificamente dar ênfase ao olhar dessas professoras assim, compreender melhor a educação inclusiva e seus desafios. Por meio das entrevistas, as professoras apresentam alguns desafios que dificultam a implementação da inclusão e contribuem para que elas não se sintam preparadas para atuarem de forma inclusiva. Os relatos evidenciaram que a inclusão escolar ainda é um desafio que necessita ser enfrentado por todos, pois apesar das conquistas, muito ainda precisa ser feito para que a cada dia o que está proposto em lei seja o que acontece na escola.UNESC2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/777310.18616/ce.v12i2.7773Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 1022317-245210.18616/ce.v12i2reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773/6717Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Gonçalves, Carla Robertade Bittencourt, Ricardo Luiz2023-10-18T14:27:54Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7773Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-10-18T14:27:54Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
title |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
spellingShingle |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS da Silva Gonçalves, Carla Roberta |
title_short |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
title_full |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
title_fullStr |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
title_sort |
DESAFIOS AOS DOCENTES QUE ATUAM JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: : O QUE APONTAM OS DADOS |
author |
da Silva Gonçalves, Carla Roberta |
author_facet |
da Silva Gonçalves, Carla Roberta de Bittencourt, Ricardo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
de Bittencourt, Ricardo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Gonçalves, Carla Roberta de Bittencourt, Ricardo Luiz |
description |
This article aimed to analyze the challenges presented by teachers who work with students with disabilities in the implementation of inclusive education, based on their experiences. The research was developed in an institution in Santa Catarina, with eight participating teachers. Data were collected through a semi-structured interview, specifically seeking to emphasize the look of these teachers in order to better understand inclusive education and its challenges. Through the interviews, the teachers present some challenges that hinder the implementation of inclusion and contribute to their not feeling prepared to act in an inclusive way. The reports showed that school inclusion is still a challenge that needs to be faced by everyone, because despite the achievements, much still needs to be done so that what is proposed by law is what happens at school every day. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773 10.18616/ce.v12i2.7773 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i2.7773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7773/6717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102 Criar Educação; v. 12 n. 2 (2023): Revista Criar Educação; 83 - 102 2317-2452 10.18616/ce.v12i2 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415717433344 |