A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157225
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção dos docentes quanto à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior e sua ação pedagógica. O Brasil, a exemplo de muitos outros países, tem uma dívida histórica relativa à exclusão e segregação desses sujeitos; no entanto, paulatinamente, seus direitos estão sendo efetivados, porém, ainda mais referentes à Educação Básica. Atualmente, por meio de políticas e do avanço da escolarização desses indivíduos, objetiva-se envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. Assim, esta pesquisa teve como propósito verificar como os docentes universitários concebem sua atuação com estudantes com deficiência e, para tal finalidade, utiliza-se da abordagem qualitativa, caracterizada principalmente por poder ela criar dados descritivos que permitam observar o modo de pensar dos participantes. O procedimento metodológico foi o Estudo de Caso, considerando a atuação de docentes com estudantes com deficiência de uma instituição particular de Educação Superior do estado de São Paulo, sendo estas, as particulares, as instituições que têm mais matrículas de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com esse estudo foi possível dar voz aos docentes por meio de uma entrevista face a face, cujo roteiro compunha-se de questões abertas e fechadas. A análise de dados deu-se mediante a análise de conteúdo tendo em vista os propósitos da pesquisa qualitativa. Após a transcrição de suas falas, foram construídas categorias de análise que permitiram a discussão dos dados. Os dados mostram a necessidade de reflexão sobre a atuação docente na tentativa de diminuir as medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência desses estudantes na Educação Superior.
id UNSP_ea7575be8847953b5cbddf17bd3bc455
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157225
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação SuperiorTeaching activities with disabled students in Higher EducationInclusão escolarEstudante com deficiênciaEducação SuperiorAtuação docenteSchool InclusionStudent with DisabilityHigher EducationTeaching ExperienceEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção dos docentes quanto à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior e sua ação pedagógica. O Brasil, a exemplo de muitos outros países, tem uma dívida histórica relativa à exclusão e segregação desses sujeitos; no entanto, paulatinamente, seus direitos estão sendo efetivados, porém, ainda mais referentes à Educação Básica. Atualmente, por meio de políticas e do avanço da escolarização desses indivíduos, objetiva-se envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. Assim, esta pesquisa teve como propósito verificar como os docentes universitários concebem sua atuação com estudantes com deficiência e, para tal finalidade, utiliza-se da abordagem qualitativa, caracterizada principalmente por poder ela criar dados descritivos que permitam observar o modo de pensar dos participantes. O procedimento metodológico foi o Estudo de Caso, considerando a atuação de docentes com estudantes com deficiência de uma instituição particular de Educação Superior do estado de São Paulo, sendo estas, as particulares, as instituições que têm mais matrículas de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com esse estudo foi possível dar voz aos docentes por meio de uma entrevista face a face, cujo roteiro compunha-se de questões abertas e fechadas. A análise de dados deu-se mediante a análise de conteúdo tendo em vista os propósitos da pesquisa qualitativa. Após a transcrição de suas falas, foram construídas categorias de análise que permitiram a discussão dos dados. Os dados mostram a necessidade de reflexão sobre a atuação docente na tentativa de diminuir as medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência desses estudantes na Educação Superior.This research presents a study on the professors’ views regarding the inclusion of people with disabilities in Higher Education and their pedagogical action. Brazil, like many other countries, has a historical debt based on the exclusion and segregation of these individuals, however, gradually, their rights are being implemented, but mainly related to the Basic Education system. Currently, based on policies and the advancement of the schooling of these individuals, it is aimed to involve more effectively also the Higher Education system. Thus, this research had the objective of verifying the conception of university professors about the work with students with disabilities and for that, the qualitative approach is used, being characterized primarily by the possibility of creating descriptive data that allows observing the way of thinking of the participants. The methodological procedure was the Case Study, involving professors working with students with disabilities from a private higher education institution in the state of São Paulo, since enrollments of students with disabilities in higher education were higher in private institutions. With this study it was possible to give voice to the professors through a face-to-face interview, which had in its script open and closed questions. Data analysis was done through content analysis considering the purposes of the qualitative research. After the transcription of theirs interviews, categories of analysis that allowed the discussion of the data were built. The data show the need to reflect on the professors' performance in an attempt to reduce the exclusionary measures that hinder the access and permanence of these students in the Higher Education systemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]2018-10-03T18:18:23Z2018-10-03T18:18:23Z2018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15722500090864333004030079P241077553968977950000-0002-8961-3617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
Teaching activities with disabled students in Higher Education
title A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
spellingShingle A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]
Inclusão escolar
Estudante com deficiência
Educação Superior
Atuação docente
School Inclusion
Student with Disability
Higher Education
Teaching Experience
title_short A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
title_full A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
title_fullStr A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
title_full_unstemmed A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
title_sort A atuação docente junto a estudantes com deficiência na Educação Superior
author Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]
author_facet Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Eliane Aparecida Piza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Estudante com deficiência
Educação Superior
Atuação docente
School Inclusion
Student with Disability
Higher Education
Teaching Experience
topic Inclusão escolar
Estudante com deficiência
Educação Superior
Atuação docente
School Inclusion
Student with Disability
Higher Education
Teaching Experience
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção dos docentes quanto à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior e sua ação pedagógica. O Brasil, a exemplo de muitos outros países, tem uma dívida histórica relativa à exclusão e segregação desses sujeitos; no entanto, paulatinamente, seus direitos estão sendo efetivados, porém, ainda mais referentes à Educação Básica. Atualmente, por meio de políticas e do avanço da escolarização desses indivíduos, objetiva-se envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. Assim, esta pesquisa teve como propósito verificar como os docentes universitários concebem sua atuação com estudantes com deficiência e, para tal finalidade, utiliza-se da abordagem qualitativa, caracterizada principalmente por poder ela criar dados descritivos que permitam observar o modo de pensar dos participantes. O procedimento metodológico foi o Estudo de Caso, considerando a atuação de docentes com estudantes com deficiência de uma instituição particular de Educação Superior do estado de São Paulo, sendo estas, as particulares, as instituições que têm mais matrículas de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com esse estudo foi possível dar voz aos docentes por meio de uma entrevista face a face, cujo roteiro compunha-se de questões abertas e fechadas. A análise de dados deu-se mediante a análise de conteúdo tendo em vista os propósitos da pesquisa qualitativa. Após a transcrição de suas falas, foram construídas categorias de análise que permitiram a discussão dos dados. Os dados mostram a necessidade de reflexão sobre a atuação docente na tentativa de diminuir as medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência desses estudantes na Educação Superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03T18:18:23Z
2018-10-03T18:18:23Z
2018-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157225
000908643
33004030079P2
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
url http://hdl.handle.net/11449/157225
identifier_str_mv 000908643
33004030079P2
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650218820894720