VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Marimar da, Otani, Nilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4901
Resumo: Na pós-graduação, ler e escrever são habilidades linguísticas requisitadas com muita frequência aos estudantes. De cunho bibliográfico e reflexivo, o objetivo desse artigo é promover a reflexão sobre a importância da leitura crítica e da escrita acadêmica na formação de estudantes que escolheram viver a experiência da pós-graduação. Percebeu-se que é fundamental aprender a estudar, ler e escrever funcionalmente, como uma interação com o mundo mediada por sons e sinais gráficos. Por conseguinte, as informações disponíveis precisam ser transformadas em novas relações com o mundo e o desafio não se mostra de pequena proporção, uma vez que as pesquisas científicas sobre o tema apontam deficiências relacionadas à escolarização precária, dependência excessiva da bibliografia e esvanecimento do desejo de pensar dos estudantes.
id UNESC-24_9a0c08a7869ef4390eb114d9f0d630dc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4901
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!Na pós-graduação, ler e escrever são habilidades linguísticas requisitadas com muita frequência aos estudantes. De cunho bibliográfico e reflexivo, o objetivo desse artigo é promover a reflexão sobre a importância da leitura crítica e da escrita acadêmica na formação de estudantes que escolheram viver a experiência da pós-graduação. Percebeu-se que é fundamental aprender a estudar, ler e escrever funcionalmente, como uma interação com o mundo mediada por sons e sinais gráficos. Por conseguinte, as informações disponíveis precisam ser transformadas em novas relações com o mundo e o desafio não se mostra de pequena proporção, uma vez que as pesquisas científicas sobre o tema apontam deficiências relacionadas à escolarização precária, dependência excessiva da bibliografia e esvanecimento do desejo de pensar dos estudantes.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/490110.18616/ce.v9i2.4901Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 116Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 116Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 1162317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4901/5392Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWolniewicz, Eveline Boppré BesenSilva, Marimar daOtani, Nilo2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4901Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.178561Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
title VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
spellingShingle VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
title_short VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
title_full VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
title_fullStr VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
title_full_unstemmed VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
title_sort VIVER A PÓS-GRADUAÇÃO: LER E ESCREVER É PRECISO!
author Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
author_facet Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
Silva, Marimar da
Otani, Nilo
author_role author
author2 Silva, Marimar da
Otani, Nilo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
Silva, Marimar da
Otani, Nilo
description Na pós-graduação, ler e escrever são habilidades linguísticas requisitadas com muita frequência aos estudantes. De cunho bibliográfico e reflexivo, o objetivo desse artigo é promover a reflexão sobre a importância da leitura crítica e da escrita acadêmica na formação de estudantes que escolheram viver a experiência da pós-graduação. Percebeu-se que é fundamental aprender a estudar, ler e escrever funcionalmente, como uma interação com o mundo mediada por sons e sinais gráficos. Por conseguinte, as informações disponíveis precisam ser transformadas em novas relações com o mundo e o desafio não se mostra de pequena proporção, uma vez que as pesquisas científicas sobre o tema apontam deficiências relacionadas à escolarização precária, dependência excessiva da bibliografia e esvanecimento do desejo de pensar dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4901
10.18616/ce.v9i2.4901
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4901
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.4901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4901/5392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 116
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 116
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 96 - 116
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938313146368