COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, André
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1768
Resumo: Este artigo tem em consideração o estado e as políticas praticadas em Portugal e no Brasil sobre a perspetiva da avaliação escolar e da avaliação externa. Neste sentido são exploradas, no presente, lógicas de análise dos critérios de avaliação, teorias e conceitos da avaliação e as suas vulnerabilidades e oportunidades a partir da recolha de dados. Contemplando a avaliação (escolar) participativa em sala de aula; a avaliação (externa) como análise e compreensão da certificação de estudantes; e a avaliação como diálogo relacional participativo. 
id UNESC-24_b1ebf82695bc03243d01a41ce7b5ba55
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1768
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIROEste artigo tem em consideração o estado e as políticas praticadas em Portugal e no Brasil sobre a perspetiva da avaliação escolar e da avaliação externa. Neste sentido são exploradas, no presente, lógicas de análise dos critérios de avaliação, teorias e conceitos da avaliação e as suas vulnerabilidades e oportunidades a partir da recolha de dados. Contemplando a avaliação (escolar) participativa em sala de aula; a avaliação (externa) como análise e compreensão da certificação de estudantes; e a avaliação como diálogo relacional participativo. UNESC2018-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/176810.18616/ce.v7i1.1768Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1768/3885Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, André2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1768Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.930902Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
title COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
spellingShingle COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
Freitas, André
title_short COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
title_full COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
title_fullStr COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
title_full_unstemmed COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
title_sort COSMOPOLITIZAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
author Freitas, André
author_facet Freitas, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, André
description Este artigo tem em consideração o estado e as políticas praticadas em Portugal e no Brasil sobre a perspetiva da avaliação escolar e da avaliação externa. Neste sentido são exploradas, no presente, lógicas de análise dos critérios de avaliação, teorias e conceitos da avaliação e as suas vulnerabilidades e oportunidades a partir da recolha de dados. Contemplando a avaliação (escolar) participativa em sala de aula; a avaliação (externa) como análise e compreensão da certificação de estudantes; e a avaliação como diálogo relacional participativo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1768
10.18616/ce.v7i1.1768
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1768
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.1768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1768/3885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936951046144