A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290 |
Resumo: | Diante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares. |
id |
UNESC-24_b4b388ff41aa7eb62769775c9a4300d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5290 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃODiante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/529010.18616/ce.v9i3.5290Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 32-57Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 32-57Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 32-572317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290/5527Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Richarles SouzaCardoso, Tânia Machado Zanette2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5290Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.401617Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
title |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO de Carvalho, Richarles Souza |
title_short |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
title_full |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
title_sort |
A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO |
author |
de Carvalho, Richarles Souza |
author_facet |
de Carvalho, Richarles Souza Cardoso, Tânia Machado Zanette |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Tânia Machado Zanette |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, Richarles Souza Cardoso, Tânia Machado Zanette |
description |
Diante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290 10.18616/ce.v9i3.5290 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.5290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290/5527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 32-57 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 32-57 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 32-57 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938354040832 |