A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Richarles Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Tânia Machado Zanette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290
Resumo: Diante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares.
id UNESC-24_b4b388ff41aa7eb62769775c9a4300d2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5290
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃODiante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/529010.18616/ce.v9i3.5290Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 32-57Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 32-57Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 32-572317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290/5527Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Richarles SouzaCardoso, Tânia Machado Zanette2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5290Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.401617Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
title A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
spellingShingle A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
de Carvalho, Richarles Souza
title_short A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
title_full A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
title_fullStr A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
title_sort A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
author de Carvalho, Richarles Souza
author_facet de Carvalho, Richarles Souza
Cardoso, Tânia Machado Zanette
author_role author
author2 Cardoso, Tânia Machado Zanette
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Richarles Souza
Cardoso, Tânia Machado Zanette
description Diante da fragilidade das habilidades de leitura e escrita acadêmica na educação superior, faz-se necessário desenvolver reflexões acerca do letramento em cursos de graduação. O presente estudo tem como intuito problematizar dificuldades de discentes referentes à escrita acadêmica. Objetiva também aferir a oferta e frequência de disciplinas que tratam da produção e interpretação de textos acadêmicos em cursos de universidades não públicas do estado de Santa Catarina. A metodologia envolve procedimento bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. A análise demonstra que a oferta de tais disciplinas ainda é tímida. É importante investir em meios de qualificar a aprendizagem de escrita acadêmica, disponibilizando mais disciplinas nos currículos e a utilização de metodologias interdisciplinares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290
10.18616/ce.v9i3.5290
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.5290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5290/5527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 32-57
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 32-57
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 32-57
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938354040832