Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020 |
Resumo: | Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil. |
id |
PUC_RS-16_f2deefbe62d53b998cf0b6fb0500d676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33020 |
network_acronym_str |
PUC_RS-16 |
network_name_str |
Navegações (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no BrasilEscrita CriativaEnsino SuperiorPós-graduaçãoPUCRSBrasil.Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/3302010.15448/1983-4276.2018.1.33020Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 68-75Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 68-751983-42761982-852710.15448/1983-4276.2018.1reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020/17674Copyright (c) 2019 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Luiz Antonio de AssisBueno, BernardoSouza Júnior, Luís Roberto dePereira, Moema VilelaVillalobos, Ángela María CuartasGruber, Daniel FernandoMassaro, Felipe KarpinskiBortulini, Gabriel EduardoAndrade, GeysianeKanesiro, Harini AbjaMaffeis, JulianaLuft, Lara MariaAtencio, María Elena MoránGermano, Tiago DantasFonseca, Vitoria de Almeida2019-01-17T18:26:26Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33020Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2019-01-17T18:26:26Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
title |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
spellingShingle |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil Brasil, Luiz Antonio de Assis Escrita Criativa Ensino Superior Pós-graduação PUCRS Brasil. |
title_short |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
title_full |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
title_fullStr |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
title_sort |
Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil |
author |
Brasil, Luiz Antonio de Assis |
author_facet |
Brasil, Luiz Antonio de Assis Bueno, Bernardo Souza Júnior, Luís Roberto de Pereira, Moema Vilela Villalobos, Ángela María Cuartas Gruber, Daniel Fernando Massaro, Felipe Karpinski Bortulini, Gabriel Eduardo Andrade, Geysiane Kanesiro, Harini Abja Maffeis, Juliana Luft, Lara Maria Atencio, María Elena Morán Germano, Tiago Dantas Fonseca, Vitoria de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Bernardo Souza Júnior, Luís Roberto de Pereira, Moema Vilela Villalobos, Ángela María Cuartas Gruber, Daniel Fernando Massaro, Felipe Karpinski Bortulini, Gabriel Eduardo Andrade, Geysiane Kanesiro, Harini Abja Maffeis, Juliana Luft, Lara Maria Atencio, María Elena Morán Germano, Tiago Dantas Fonseca, Vitoria de Almeida |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Luiz Antonio de Assis Bueno, Bernardo Souza Júnior, Luís Roberto de Pereira, Moema Vilela Villalobos, Ángela María Cuartas Gruber, Daniel Fernando Massaro, Felipe Karpinski Bortulini, Gabriel Eduardo Andrade, Geysiane Kanesiro, Harini Abja Maffeis, Juliana Luft, Lara Maria Atencio, María Elena Morán Germano, Tiago Dantas Fonseca, Vitoria de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criativa Ensino Superior Pós-graduação PUCRS Brasil. |
topic |
Escrita Criativa Ensino Superior Pós-graduação PUCRS Brasil. |
description |
Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020 10.15448/1983-4276.2018.1.33020 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020 |
identifier_str_mv |
10.15448/1983-4276.2018.1.33020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020/17674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Navegações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Navegações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 68-75 Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 68-75 1983-4276 1982-8527 10.15448/1983-4276.2018.1 reponame:Navegações (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Navegações (Online) |
collection |
Navegações (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanavegacoes@pucrs.br |
_version_ |
1799128836981391360 |