Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Luiz Antonio de Assis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno, Bernardo, Souza Júnior, Luís Roberto de, Pereira, Moema Vilela, Villalobos, Ángela María Cuartas, Gruber, Daniel Fernando, Massaro, Felipe Karpinski, Bortulini, Gabriel Eduardo, Andrade, Geysiane, Kanesiro, Harini Abja, Maffeis, Juliana, Luft, Lara Maria, Atencio, María Elena Morán, Germano, Tiago Dantas, Fonseca, Vitoria de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020
Resumo: Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil.
id PUC_RS-16_f2deefbe62d53b998cf0b6fb0500d676
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33020
network_acronym_str PUC_RS-16
network_name_str Navegações (Online)
repository_id_str
spelling Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no BrasilEscrita CriativaEnsino SuperiorPós-graduaçãoPUCRSBrasil.Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/3302010.15448/1983-4276.2018.1.33020Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 68-75Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 68-751983-42761982-852710.15448/1983-4276.2018.1reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020/17674Copyright (c) 2019 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Luiz Antonio de AssisBueno, BernardoSouza Júnior, Luís Roberto dePereira, Moema VilelaVillalobos, Ángela María CuartasGruber, Daniel FernandoMassaro, Felipe KarpinskiBortulini, Gabriel EduardoAndrade, GeysianeKanesiro, Harini AbjaMaffeis, JulianaLuft, Lara MariaAtencio, María Elena MoránGermano, Tiago DantasFonseca, Vitoria de Almeida2019-01-17T18:26:26Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33020Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2019-01-17T18:26:26Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
title Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
spellingShingle Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
Brasil, Luiz Antonio de Assis
Escrita Criativa
Ensino Superior
Pós-graduação
PUCRS
Brasil.
title_short Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
title_full Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
title_fullStr Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
title_full_unstemmed Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
title_sort Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil
author Brasil, Luiz Antonio de Assis
author_facet Brasil, Luiz Antonio de Assis
Bueno, Bernardo
Souza Júnior, Luís Roberto de
Pereira, Moema Vilela
Villalobos, Ángela María Cuartas
Gruber, Daniel Fernando
Massaro, Felipe Karpinski
Bortulini, Gabriel Eduardo
Andrade, Geysiane
Kanesiro, Harini Abja
Maffeis, Juliana
Luft, Lara Maria
Atencio, María Elena Morán
Germano, Tiago Dantas
Fonseca, Vitoria de Almeida
author_role author
author2 Bueno, Bernardo
Souza Júnior, Luís Roberto de
Pereira, Moema Vilela
Villalobos, Ángela María Cuartas
Gruber, Daniel Fernando
Massaro, Felipe Karpinski
Bortulini, Gabriel Eduardo
Andrade, Geysiane
Kanesiro, Harini Abja
Maffeis, Juliana
Luft, Lara Maria
Atencio, María Elena Morán
Germano, Tiago Dantas
Fonseca, Vitoria de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Luiz Antonio de Assis
Bueno, Bernardo
Souza Júnior, Luís Roberto de
Pereira, Moema Vilela
Villalobos, Ángela María Cuartas
Gruber, Daniel Fernando
Massaro, Felipe Karpinski
Bortulini, Gabriel Eduardo
Andrade, Geysiane
Kanesiro, Harini Abja
Maffeis, Juliana
Luft, Lara Maria
Atencio, María Elena Morán
Germano, Tiago Dantas
Fonseca, Vitoria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Criativa
Ensino Superior
Pós-graduação
PUCRS
Brasil.
topic Escrita Criativa
Ensino Superior
Pós-graduação
PUCRS
Brasil.
description Este artigo analisa os resultados da segunda etapa da pesquisa Escrita criativa na Academia: a formação do escritor, desenvolvida desde 2015 no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) PUCRS, cujo objetivo geral é verificar a estrutura curricular e as condições de ensino oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado voltados para a formação do escritor e do pesquisador na área de Escrita Criativa na universidade. Nesta etapa, procurou-se verificar qual a percepção dos discentes acerca das disciplinas oferecidas, bem como os procedimentos metodológicos adotados no curso, visando melhor adequação dessas propostas, bem como apontar caminhos para uma implantação ampla da Área da Escrita Criativa no Brasil. *** Alumni methodological and curricular notes for postgraduate courses in Creative Writing in Brazil ***This article analyses the results of the second stage of the research Creative Writing in Academia: the writer’s education, developed since 2015 at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) Graduate Program in Letters. The general objective is to verify the curricular structure and the teaching conditions offered by the Masters and Doctoral courses focusing on the education of writers and researchers in the area of Creative Writing at PUCRS. At this stage, we sought to ascertain the students’ perceptions about the modules and methodological procedures adopted in the course, aiming at a better development of these proposals, as well as to point out ways for a wider implantation of Creative Writing in Brazil.Keywords: Creative Writing; Higher Education; Graduate Studies; PUCRS; Brazil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020
10.15448/1983-4276.2018.1.33020
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020
identifier_str_mv 10.15448/1983-4276.2018.1.33020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020/17674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Navegações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Navegações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 68-75
Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 68-75
1983-4276
1982-8527
10.15448/1983-4276.2018.1
reponame:Navegações (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Navegações (Online)
collection Navegações (Online)
repository.name.fl_str_mv Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanavegacoes@pucrs.br
_version_ 1799128836981391360