POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Renata Porcher
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Éderson da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567
Resumo: Este artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. 
id UNESC-24_b7ba0799a34bcd33b80481c2e8e4de0d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1567
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃOEste artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. UNESC2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567/1818Scherer, Renata PorcherCruz, Éderson dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:30:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1567Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.525853Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
title POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
spellingShingle POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
Scherer, Renata Porcher
title_short POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
title_full POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
title_fullStr POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
title_sort POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
author Scherer, Renata Porcher
author_facet Scherer, Renata Porcher
Cruz, Éderson da
author_role author
author2 Cruz, Éderson da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Renata Porcher
Cruz, Éderson da
description Este artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567/1818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936939511808