POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. |
id |
UNESC-24_b7ba0799a34bcd33b80481c2e8e4de0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1567 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃOEste artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. UNESC2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567/1818Scherer, Renata PorcherCruz, Éderson dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:30:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1567Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.525853Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
title |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO Scherer, Renata Porcher |
title_short |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
title_full |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
title_sort |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUASE- MERCADO: PROBLEMATIZANDO ESSA RELAÇÃO |
author |
Scherer, Renata Porcher |
author_facet |
Scherer, Renata Porcher Cruz, Éderson da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Éderson da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Renata Porcher Cruz, Éderson da |
description |
Este artigo teve como objetivo refletir sobre as políticas de avaliação em larga escala no Brasil a partir de uma entrevista concedia ao grupo RBS pelo economista Gustavo Ioschpe, relacionada à campanha “A Educação precisa de respostas”. Os resultados dessa reflexão possibilitam apontar algumas lacunas que reforçam a existência de uma lógica de quase-mercado na educação: (1) As políticas de avaliação de larga-escala aparecem como resposta para os problemas educacionais, e de forma mais incipiente, como ferramenta que pode apontar caminhos para sanar esses problemas. Tais políticas possuem uma forte ligação com interesses internacionais, e estão inseridas dentro da lógica neoliberal; (2) A qualidade na educação parece ser medida apenas por colocações em rankings internacionais, e não pela prática diária docente realizada nas escolas; (3) A culpa pelos baixos índices nas avaliações parecem estar centralizadas na escola e na figura do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1567/1818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Revista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Criar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346936939511808 |