RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767 |
Resumo: | O presente relato tem como base teórica a Proposta Curricular de Santa Catarina e do município de Criciúma, ambas com fundamentos teóricos/pedagógicos voltado à Teoria Histórico-Cultural (THC). O objetivo foi a elaboração de uma proposta de ensino de matemática sobre geometria e a aplicação em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, nos municípios de Criciúma e Urussanga, Santa Catarina. A escolha deste tema deu-se pelo fato de que a organização do ensino de geometria nos livros didáticos, de modo geral, se apresenta de forma isolada. A partir do que foi desenvolvido, acredita-se que a THC proporciona aos alunos a saída de uma postura passiva, tornando-os ativos no processo de ensino/aprendizagem numa tríade (conhecimento, aluno e professor) que não prioriza um em detrimento do outro. |
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