RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Machado, Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marcineiro Figueredo, Alexandre, de Nez, Amanda, Mondardo Cardoso, Eloir Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767
Resumo: O presente relato tem como base teórica a Proposta Curricular de Santa Catarina e do município de Criciúma, ambas com fundamentos teóricos/pedagógicos voltado à Teoria Histórico-Cultural (THC). O objetivo foi a elaboração de uma proposta de ensino de matemática sobre geometria e a aplicação em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, nos municípios de Criciúma e Urussanga, Santa Catarina. A escolha deste tema deu-se pelo fato de que a organização do ensino de geometria nos livros didáticos, de modo geral, se apresenta de forma isolada. A partir do que foi desenvolvido, acredita-se que a THC proporciona aos alunos a saída de uma postura passiva, tornando-os ativos no processo de ensino/aprendizagem numa tríade (conhecimento, aluno e professor) que não prioriza um em detrimento do outro.
id UNESC-24_b7cb718af9ad69db988c127d27b0d580
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5767
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARESO presente relato tem como base teórica a Proposta Curricular de Santa Catarina e do município de Criciúma, ambas com fundamentos teóricos/pedagógicos voltado à Teoria Histórico-Cultural (THC). O objetivo foi a elaboração de uma proposta de ensino de matemática sobre geometria e a aplicação em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, nos municípios de Criciúma e Urussanga, Santa Catarina. A escolha deste tema deu-se pelo fato de que a organização do ensino de geometria nos livros didáticos, de modo geral, se apresenta de forma isolada. A partir do que foi desenvolvido, acredita-se que a THC proporciona aos alunos a saída de uma postura passiva, tornando-os ativos no processo de ensino/aprendizagem numa tríade (conhecimento, aluno e professor) que não prioriza um em detrimento do outro.UNESC2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/576710.18616/ce.v10i1.5767Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 1 (2021): Criar Educação; 123-137Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Criar Educação; 123-137Criar Educação; v. 10 n. 1 (2021): Criar Educação; 123-1372317-245210.18616/ce.v10i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767/5744Copyright (c) 2021 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Machado, LucasMarcineiro Figueredo, Alexandrede Nez, AmandaMondardo Cardoso, Eloir Fátima2021-07-20T18:03:37Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5767Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.123151Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
title RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
spellingShingle RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
Vieira Machado, Lucas
title_short RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
title_full RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
title_fullStr RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
title_full_unstemmed RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
title_sort RELATO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITO DE POLÍGONOS E FORMAS CIRCULARES
author Vieira Machado, Lucas
author_facet Vieira Machado, Lucas
Marcineiro Figueredo, Alexandre
de Nez, Amanda
Mondardo Cardoso, Eloir Fátima
author_role author
author2 Marcineiro Figueredo, Alexandre
de Nez, Amanda
Mondardo Cardoso, Eloir Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Machado, Lucas
Marcineiro Figueredo, Alexandre
de Nez, Amanda
Mondardo Cardoso, Eloir Fátima
description O presente relato tem como base teórica a Proposta Curricular de Santa Catarina e do município de Criciúma, ambas com fundamentos teóricos/pedagógicos voltado à Teoria Histórico-Cultural (THC). O objetivo foi a elaboração de uma proposta de ensino de matemática sobre geometria e a aplicação em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, nos municípios de Criciúma e Urussanga, Santa Catarina. A escolha deste tema deu-se pelo fato de que a organização do ensino de geometria nos livros didáticos, de modo geral, se apresenta de forma isolada. A partir do que foi desenvolvido, acredita-se que a THC proporciona aos alunos a saída de uma postura passiva, tornando-os ativos no processo de ensino/aprendizagem numa tríade (conhecimento, aluno e professor) que não prioriza um em detrimento do outro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767
10.18616/ce.v10i1.5767
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i1.5767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5767/5744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 1 (2021): Criar Educação; 123-137
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Criar Educação; 123-137
Criar Educação; v. 10 n. 1 (2021): Criar Educação; 123-137
2317-2452
10.18616/ce.v10i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938377109504